SEMINÁRIO PROVE - 25 anos de Resistência, Autoria Docente e Luta para Além do Território
No mês de novembro o PROVE realizou seu XXV Seminário Interescolas.
Na live do período da manhã estiveram presentes Juca Gil (Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é pedagogo, mestre e doutor em educação formado na USP) e Camila Arellaro -(Doutora e Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Educadora social, artista e pesquisadora. Participante do grupo de pesquisa "O pensamento de Paulo Freire na atualidade: análise de políticas e práticas", coordenado pela professora doutora Ana Maria Saul (PUC-SP) e da Rede freireana de pesquisadores. Tem experiência na área de Educação e Arte, com ênfase em formação de professores).
Já na live do período da tarde contamos com Ana Maria Araújo Freire, a Nita Freire (Doutora em educação pela PUC/SP, tem se dedicado a organização e divulgação da obra e legado de Paulo Freire, seu grande amor) e Elmir de Almeida (Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP (1986); mestrado (1996) e doutorado 2001 em Educação também pela FEUSP. Desde 2005, atua como docente e pesquisador da Universidade de São Paulo, vinculado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP, junto ao Departamento de Educação, Informação e Comunicação - DEDIC e ao Programa de Pós-Graduação em Educação). Todos compartilharam suas falas contando suas experiências que tiveram com Lisete Arelaro e Paulo Freire.
A mediação de cada um dos momentos foram realizados pelas professoras Paula Mangolin e Elza Ferrari.
Nos dois momentos a professora Socorro Lacerda contou sua experiência com o PROVE e fez o lançamento da REVISTA PROVE.
Tanto no período da manhã, quanto no período da tarde, a atividade cultural ficou por conta da Wânia Karolis, que agraciou os participantes com duas apresentações emocionantes.
Veja nos vídeos abaixo cada uma das lives.
ABERTURA PROVE 2022
PROVE 25 anos: fortalecendo as redes, ressignificando a formação continuada
Assim começou o PROVE 2022. Um sábado de fortalecimento, ressignificação e formação, com a presença da Profa. Iracema Santos do Nascimento. Ela apresentou os desafios da formação e o engajamentos nas lutas.
A diretora Elenita - Diretora de EMEF M'boi Mirim II - apresentou o PROVE e convidou a todos e todas a participarem das formações. Também falou sobre os formadores que fizeram e fazem parte do PROVE. Finalizou apresentando a revista que já está disponível neste site.
Wânia Karolis falou da felicidade em participar do projeto e encerrou a abertura com um grande "banquete".
A mediação ficou por conta da Coordenadora Elza de Lima Ferraz.
Quer ver tudo isso e muito mais? Veja a Live.