Durante essa semana feito o primeiro contato entre os integrantes do grupo para elaboração e gestão do projeto. Definimos o canal de comunicação entre os participantes bem como a divisão de tarefas iniciais. Fizemos uma reunião com os membros do grupo no dia 19/04 para discussão acerca do tema e das responsabilidades na elaboração do projeto. O grupo durante a reunião encontrou certas dificuldades para se compreender o objetivo do projeto realizado e ao nível de engajamento que o projeto demandaria. A realização do site ficou como responsabilidade de todos com auxílio e enfoque de um membro mais experiente na área. Os demais membros ficaram responsáveis pela redação e pesquisa.
O que foi aprendido?
Aprendemos as etapas iniciais para abertura de um projeto bem como a utilizar a ferramenta Google Sites. Juntamente a isso tivemos a percepção do quão boas são reuniões com debate oral.
Durante o encontro semanal foi realizada a escolha de uma plataforma para gerenciamento conjunto das atividades do projeto. Foi definido a utilização da plataforma do Google Classroom como ferramenta de organização, devido ao prévio conhecimento dos integrantes sobre o funcionamento da mesma. Foi definida a função dos integrantes no projeto: Thais é nossa gerente, Milton é o designer, Rodrigo é redator, e Beatriz, pesquisadora e entrevistadora.
O que aprendemos?
Aprendemos que para boa execução e bom funcionamento do projeto é fundamental a delimitação das tarefas a serem concluídas e a definição das funções e das obrigações de cada membro, para que não ocorra um sobrecarregamento de tarefas alheias, como ocorreu durante essa semana.
Semana 3 - 30/04 a 04/05
Uma semana extremamente corrida para os membros do grupo, conseguimos por meio das nossas reuniões semanais utilizar da estratégia de debate conhecida como "brainstorm" para delimitar e trabalhar no termo de abertura, facilitando assim os procedimentos relacionados com pesquisa que virão a seguir, nas próximas semanas.
Progresso:
Aprendemos a escrever um termo de abertura do projeto, o que nos levou a questionar elementos antes não tão bem delimitados, como, por exemplo o escopo do projeto e do produto.
Semana 4 - 05/05 a 13/05
A quarta semana nos ofereceu o desafio de revermos os erros do trabalho. Percebemos que os critérios de aceitação não correspondiam ao que nós pudemos entregar até então.
Fizemos então duas reuniões de 3 horas após nossos expedientes para reescrevermos. Delimitamos novamente o tema, refizemos os slides e o vídeo, refizemos o termo de abertura e complementamos as informações do site.
Uma das integrantes também desenhou uma logo para o nosso projeto, que coloca como elemento central um cocar guarani.
Com o avanço do projeto podemos perceber a necessidade de buscar fontes de informação, o grupo se dividiu então para buscar olhar mais atentamente por fontes úteis na internet. Visando utilizar o pensamento crítico que obtivemos ao longo do curso de Relações Internacionais para criarmos o projeto final, durante a semana faremos um mapeamento de possíveis entrevistados e estudaremos suas raízes culturais.
Foi decidido que o projeto será nomeado: "Tekoa: leituras originarias do desmatamento no Brasil". A escolha da palavra guarani toma como base a importante relação de constituição humana que os povos originários estabelecem na relação com a natureza, relação esta colocada a beira da extinção com a mercantilização da vida natural. Você pode ler mais sobre nossa escolha em Documentos.
Além disso, começamos a utilizar uma ferramenta conhecida como WBS, responsável por otimizar nosso trabalho, nos informando em que etapa do projeto nos encontramos assim como um auxílio para organizar qual membro deve cuidar de, qual tarefa na semana de maneira justa, por fim nos ajudando em aspectos gerais como prazos, limites e custos que por ventura surjam.
Oque foi aprendido?
Essa semana pudemos aprender, como atribuir funções especificas para cada membro no nosso grupo, de modo a continuarmos a evoluir nesse projeto. Assim como a necessidade e importância da gestora do projeto para ter o devido cuidado com prazos e objetivos a curto e longo prazo.
Progresso:
Após um certo aprofundamento e delimitação do tema por parte da equipe, tivemos o site reformado assim como diversas ideias acrescentadas e mudadas na visão geral do projeto. O site remodelado está no ar e pode ser averiguado pelo leitor! Além disso, delimitamos ainda mais a área de trabalho de cada membro, para facilitar a separação de tarefas e garantir um progresso mais amplo. Utilizamos a ferramenta do Gantt Project para maior controle e organização das atividades e responsabilidades.
Semana 5 - 14/05 a 20/05
A quinta semana foi relativamente mais fácil e simples que suas antecessoras, com o projeto rumando bem, o foco da semana foi a organização das responsabilidades, assim como ajustes feitos no site, terminando com o início da coleta de informações necessárias para elaboração do projeto. Nossos membros responsáveis pela criação de conteúdo autoral puderam finalmente começar a estabelecer conexões relevantes, estas servindo para o avanço do produto. Paralelamente tivemos o avanço dos demais membros no que advém do design do site, dos documentos e relatórios.
Oque foi aprendido?
Pudemos aprender como utilizar a plataforma gantt para criação de uma rede de atividades, com a finalidade de ter um controle maior do projeto.
Progresso:
Obtivemos bastante progresso na manutenção do site e dos documentos utilizando a ferramenta Gantt para tal. Mas o foco principal foi o avanço no estudo e pesquisa, procurando membros de aldeias nas redes sociais para auxiliar na criação de conteúdo, por fim selecionando membros para começarmos as entrevistas e em breve a interpretação destas.
Gráfico Gantt da Rede de Atividades. Para visualizar com maior qualidade clique aqui.
Semana 6 - 21/05 a 27/05
Durante a sexta semana realizamos as correções necessárias da Rede de Atividades, do WBS e do Gantt Project. Para acessar os dois primeiros, basta acessar a nossa aba de Documentos, a atualização das atividades no Gantt Project está logo abaixo. Nesta semana realizamos a publicação da nossa primeira análise em que apresentamos o tema norteador desse projeto: a conexão entre o desmatamento e as leituras indígenas sobre o tema. Estamos realizando um levantamento de conteúdos relevantes sobre a problemática, desde análises acâdemicas a vídeos e documentários relevantes para aprofundamento do conhecimento.
Oque foi aprendido?
Ao realizarmos a atividade semanal conseguimos refletir a respeito da percepção individual de cada membro sobre a execução do projeto e dos pontos a serem desenvolvidos e melhorados para um maior aproveitamento de todos. Além disso, percebemos que quando nos interessamos verdadeiramente sobre o tema a ser pesquisado e as funções envolvidas na construção do projeto, as atividades tornam-se mais fluídas e agradáveis a todos. Para visualizar o video de andamento do projeto, basta clicar aqui.
Progresso:
Durante essa semana os membros buscaram aprofundar o conhecimento acerca o tema, para isso utilizamos tanto as sugestões de conteúdos recomendados pelo Professor, bem como a realização de um levantamento de bibliografia e de outros materiais relevantes para a pesquisa e aprofundamento.
Semana 7 - 28/05 a 03/06
Essa semana o grupo continuou a atualizar o GanttProject, enquanto trabalhava na pesquisa que parecia cada vez mais abrangente, pois o tema indígena tem uma repercussão e carga histórica extremamente grande no Brasil, concomitantemente, tínhamos que ligar os pontos com a questão do desmatamento. A proposta semanal nos veio em bom tempo para estarmos mais cientes dos riscos de um projeto com tamanha abrangência.
Oque foi aprendido?
Foi aprendido que a delimitação específica de um tema enquanto o mesmo se expande através das pesquisas é de extrema importância para evitar riscos na área de organização interna do projeto.
Também os riscos possíveis para criação de um projeto acadêmico e a listagem dos mesmos. Tendo como exemplo a mudança de prioridade que nossas reuniões futuras possam acatar, trata-se de um risco para a organização do projeto
Progresso:
Após um encontro do grupo com o professor supervisor, tivemos a necessidade de definir de maneira mais específica o tema pelo qual de fato iremos trabalhar, a questão indígena ou a questão do desmatamento. Embora os dois temas sejam bastantes interessantes e riquíssimos para pesquisa, compreendemos que para uma compreensão mais clara e coesa do nosso projeto devemos como um grupo determinar de maneira clara e explícita o objeto da nossa pesquisa.
A realização da atividade semanal, o Matriz de Riscos auxiliou na compreensão dos integrantes a respeito ds dificuldades presentes nas diferentes abordagens em questão, bem como nas possíveis vantagens para a escolha do tema de pesquisa.
Semana 8 - 04/06 a 10/06
Durante essa semana, o grupo teve mais tempo para focar nas atividades de pesquisa e de criação de contéudo. Delimitamos de maneira mais coerente as funções e responsabilidades de cada integrante, separando-as em macroatividades de pesquisa e de projeto. Dessa maneira, acreditamos que torna-se mais fácil e mais coeso para os integrantes as tarefas a serem realizadas para que estejamos sempre em dia com as obrigações e com os prazos pré-definidos.
Assim como na semana anterior, continuamos a seguir a programação estabelecida no Gantt Project, além disso, concentramos nossos esforços para a realização da atividade semanal proposta.
Oque foi aprendido?
Aprendemos nessa semana muito a respeito da gestão de conflitos dentro de um projeto. A necessidade de busca por alternativas e mecanismos que mitiguem os conflitos e os problemas no andamento do projeto são bastantes necessários. Além disso, a respeito da atividade semanal, percebemos aspectos muito importantes para a garantia de um trabalho bem sucedido e com a qualidade esperada, o que foi muito útil para nossa aprendizagem. Nesse projeto, em particular, realizamos muitos retrabalhos, o que se relaciona essencialmente com as noções de qualidade em projeto. Ao estudarmos o conteúdo relacionado ao tema da qualidade, percebemos que é de grande importância este para um bom andamento do projeto, pois evita para além do retrabalho e de possíveis atrasos, o desgate com o projeto.
Progresso:
Progredimos nessa semana principalmente na esfera de gerenciamento e de delegações de tarefas entre os membros, evitando-se a necessidade de retrabalho. A respeito da produto a ser desenvolvido, continuamos a nos inteirar cada vez mais sobre o tema, aprofundado-se as pesquisas e por conseguinte as análises.
A realização da atividade semanal, o Plano de Gestão da Qualidade nos trouxe diversos insights sobre a realização prática e efetiva do projeto, bem como a percepção da importância de mecanismos de controle e de execução para uma boa eficácia.
Semana 9 - 11/06 a 17/06
Os membros do grupo realizaram diversas pesquisas a respeito do tema bem como a leitura e assimilação de conteúdos relevantes para análise. Não havendo a necessidade de realizar a atividade semanal, conseguimos utilizar de maneira mais eficiente o tempo para nos dedicarmos com maior afinco e zelo na publicação das análises.
Oque foi aprendido?
Estando focados somente na pesquisa e assimilação de conteúdo aprendemos a complexidade da problemática envolvendo a questão indigena e o desmatamento.
Um tema de importância vital para a sociedade e para o Estado Brasileiro. O estudo sobre as legislações vigentes bem como as propostas de lei para alteração de garantias e proteções dadas aos povos indígenas nos demoonstra o quão frágil e desprotegidas são as reinvidicações deste grupo na democracia brasileira.
Progresso:
Realizamos a publicação de duas matérias no nosso website do produto, bem como estamos nos aprofundando cada vez mais a respeito do tema escolhido. Nessa semana não houve a realização da atividade semanal como nas semanas anteriores, logo, isso permitiu mais empenho na pesquisa e por conseguinte uma reflexão mais complexa acerca as diversas nuances do tema.
Semana 10 - 18/06 a 24/06
Realizamos a readequação do grupo devido a algumas problemáticas envolvendo outros integrantes. A partir de então, o Projeto Tekoa conta com dois membros para execução e elaboração das atividades.
Oque foi aprendido?
Durante essa semana, aprendemos bastante a respeito da volatilidade de projetos bem como a gerenciar conflitos. Logo, acreditamos que vivenciar experiências desafiadoras em um projeto-modelo nos enriquece muito a apreender mais sobre redução de conflitos e a lidar com o trabalho em equipe.
Progresso:
Progredimos na readequação das atribuições entre os membros.
Semana 11 - 25/06 a 01/07
Oque foi aprendido?
Conforme proposto pelo cronograma da disciplina, durante essa semana ficamos responsáveis em realizar as pesquisas e análises referentes ao artigo final da disciplina. Realizamos a busca por alguns referenciais teóricos relevantes sobre o tema bem como a busca por dados confiáveis.
Progresso: O progresso dessa semana foi em suma a continuidade da pesquisa com um maior aprofundamento na bibliografia e referenciais.
Semana 12 - 02/07 a 08/07
Oque foi aprendido?
Nessa semana, assim como a anterior não houve a necessidade de realizar a atividade semanal. Logo, continuamos a realizar as pesquisas bem como tentamos aprofundar a análises para que o texto entregue seja satisfatório tendo em vista a necessidade de se alocar os esforços dos membros participantes de maneira mais eficiente possível.
Progresso: Progredimos a respeito da construção da análise e no gerenciamento das tarefas restantes.
Semana 13 - 09/07 a 15/07
Oque foi aprendido?
Aprendemos a respeito da necessidade de uma melhor gestão do tempo e de prazos para garantir a qualidade da pesquisa e uma maior atenção na realização da atividade semanal.
Progresso: Durante essa semana finalizamos o artigo da disciplina com todas as conclusões e análises apreendidas durante a nossa pesquisa a respeito dos temas do desmatamento e da causa indígena. Durante a redação do artigo compreendemos que os temas em questão são temas extremamente sensíveis em relação a sua relevância social bem como em relação aos dados relacionados a esses sendo necessária bastante cautela no tratamento dos dados e na formulação das análises.
Semana 14 - 16/07 a 22/07
Oque foi aprendido?
A importância da revisão cautelosa do texto é algo fundamental para artigos, trabalhos acadêmicos e demais publicações. Embora o grupo tenha realizado uma correção prévia de possíveis erros antes do envio, algumas correções finais foram necessárias para maior adequação. Logo, pensando-se na lógica de gestão e elaboração de projetos a realização de revisões, checagens, testes e afins auxilia a garantia da qualidade do produto.
Progresso: Durante essa semana tivemos como maior progresso as correções do artigo enviado conforme orientações do Professor na semana anterior.