Sociedade Junina Bumba-meu-Boi da Liberdade

BOI DA LIBERDAD

Em nossa belíssima Cidade São Luís, possui uma cultura diversificada e encantadora, existem muitos pontos culturais. Um deles é a Sociedade Junina e tambor de crioula da Liberdade.

Tem como fundador o saudoso MESTRE LEONARDO MARTINS DOS SANTOS, nascido em SANTA MARIA DOS VIEIRAS - povoado da baixada Maranhense em 06.11.1921.                                         

Dentro da comunidade, o Mestre Leonardo era muito querido e estimado por todos, pois muito contribuiu para a cultura, desenvolvimento e conhecimento do bairro da Liberdade.

Sucessora


Após a morte do Mestre Leonardo, sua filha mais nova Claudia Regina Avelar dos Santos, ou simplesmente Regina, como é conhecida por todos, assumiu a direção da brincadeira. 

É a quinta filha de Leonardo, fundador do boi da Liberdade.

Em uma conversa descontraída e bem receptiva, Regina nos contou um pouco da sua história com o boi, inclusive que é um herança familiar.

Hoje é dirigente do grupo. Ela nunca tinha se visto nessa função; por muito tempo esteve longe da brincadeira, e só se envolveu quando a saúde de seu pai ficou debilitada.

Marco Histórico

A frente do boi por quarenta anos, mestre Leonardo faleceu em 2004, ano em que Regina assumiu  oficialmente a direção da associação junina, que agrega não só o Boi da Liberdade como também o Tambor de Crioula do Mestre Leonardo.

Muito requisitado durante todo o festejo junino no Maranhão,  chega a viajar para outras cidades do Estado, assim como recebe visitantes de outros Países, tanto o Boi da Liberdade quanto o Tambor de crioula do mestre Leonardo têm muita tradição e popularidade.

Envolve em sua realização artes visuais, com belíssimos bordados no couro do boi feito com paetês, canutilhos e miçangas. 

O Mestre Leonardo fazia questão de confeccionar os instrumentos de precursão, tanto do boi como do tambor de crioula.


Link