O Projecto AngoSAP tem como objectivo geral criar e desenvolver serviços de atenção psicológica e psicoeducativa (CDOP) nas universidades angolanas, nomeadamente na Universidade Óscar Ribas (UÓR), Universidade de Namibe, Universidade Lueji A'Nkonde e na Escola Superior Pedagógica do Bié. Estes serviços serão baseados no modelo de serviços do Centro de Atenção Psicológica e Psicopedagógica (SAP) da Universidade de Cádiz (UCA) e nas boas prácticas da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade RheinMain de Ciências Aplicadas.
A nossa equipa de especialistas angolanos, capacitados por professores e investigadores experientes do Serviço de Atenção Psicológica e Psicopedagógica (SAP) da Universidade de Cádiz e da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade RheinMain, está aqui para lhe oferecer o apoio, conselho e orientação de que necessita.
Origens do AngoSAP: Uma Colaboração Inspiradora
Aprender a aprender é um dos pilares básicos da educação neste novo século, nas universidades utilizam-se duas abordagens diferentes para treinar ou preparar os estudantes para que autoadministrem o seu processo de aprendizagem como objectivo global do seu processo de formação, o primeiro é colocar disciplinas no currículo para ensinar-lhes técnicas relativas ao aprender a aprender e desenvolver as habilidades necessárias e o outro declara dentro dos objetivos das diferentes disciplinas o desenvolvimento de tais habilidades.
AngoSAP surgiu como resultado de uma intensa colaboração entre equipas de investigadores da Universidade Óscar Ribas em Angola e da Universidade de Cádiz em Espanha. Foi um esforço conjunto decisivo para conceber um projecto que pudesse despertar interesse dos avaliadores do programa Erasmus+.
Nos meses seguintes, a equipe expandiu-se com a incorporação de colaboradores da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade RheinMain e os demais membros do consórcio angolano: Universidade de Namibe, Universidade Lueji A'Nkonde e Escola Superior Pedagógica de Bié. Durante este período, o projecto foi aprimorado, foram introduzidas as modificações sugeridas e obteve-se a aprovação final, culminando com a assinatura do acordo.
Todos esses antecedentes foram fundamentais para garantir o cumprimento das metas da equipe de trabalho e estabelecer as bases para novas experiências no âmbito do diagnóstico e orientação psicológica e psicopedagógica aos estudantes das universidades angolanas. Somos continuidade deste inspirador esforço colaborativo.
Saiba mais sobre o projecto AngoSap aqui
Possui graduação em Ciências da Educação, Instituto Superior Pedagógico, Rafael Maria de Mendive. Pinar del Rio. Cuba. Mestrado em Ciências da Educação. Instituto Pedagógico Latino- Americano e Caribenho. Cátedra da UNESCO em Havana, Cuba. Doutorado em Ciências Pedagógicas pela Universidade de Ciências Pedagógicas, Enrique José Varona (UCPEJV) Havana Cuba.Coordenador do Centro de Diagnóstico, Orientação Profissional e Psicopedagógica da Escola Superior Pedagógica do Bié CDOPP. Docente das Disciplinas de Prática Pedagógica III e IV; Educação Moral e Cívica; Metodologia de Educação Moral e Cívica.
Doutora e Mestre em Ciências Pedagógicas na especialidade do Ensino da Estatística, pós graduada em gestão do ensino superior, licenciada em Ensino da Matemática.
Exerce a actividade docente na Escola Superior Pedagógica do Bié-Angola há 15 anos e actualmente é directora geral adjunta para os assuntos científicos e pós graduação na referida instituição.
Desenvolve as linhas de pesquisa didáctica das matemáticas, processamento estatístico de dados e extensão universitária.
É autora de dois livros e de diversos artigos publicados em revistas científicas e congressos nacionais e internacionais, é editora da revista científica RECIPEB, editora associada da revista LUZ da Universidade de Holguín.
É orientadora e membro do corpo de júri a nível de mestrado e licenciatura.
Possui Graduação em Ciências da Educação, no Instituto Superior Pedagógico Rafael Maria de Mendive. Pinar del Río. Cuba.
Doutorada em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas (ICCP) Cuba.
Linhas de investigação que desenvolve:Educação
da Primeira infância.Estudo histórico da atenção educativa à Primeira infância em Angola de
1975-2022.
Possui graduação em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pela ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DO BIÉ (2017), na especialidade de Psicologia, Graduação em Direito pelo Instituto Superior Politécnico Deolinda Rodrigues, mestrado em Educação Especial pela Universidade Katiayavala Buila de Benguela. Atualmente é doutorando em Educação Inclusiva e Motricidade na Universidade de Lisboa, Instituto de Educação e faculdade de Motricidade. Também é docente convidado da Escola Superior Pedagógica do BIÉ, lecionando nos cursos de Educação Pré-Escolar, Ensino Primário e Ensino de Química nas cadeiras de Necessidades Educativas Especiais, Psicologia da Educação e didática geral, é Coordenador dos Serviços Provinciais da Educação Especial e Inclusiva no Gabinete Provincial da Educação do Bié Angola, atuando principalmente nos seguintes tema: Políticas Inclusivas de Alunos Surdos, Autistas, Hiperativos, Dificuldades de Aprendizagem Específica, Síndrome de Down, sobredotação e criatividade.
Doutorando em Políticas de Administração e Gestão Escolar - 2023 - Actual
Mestrado em Ciências da Educação - 2017 - 2021
Licenciatura em Psicologia - 2007- 2011
Enfermagem Geral - 2002 – 2006
Professor Auxiliar, no Instituto Superior Politécnico do Bié.
Doutorando no Programa de Pós – Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto, da Escola de Enfermagem, da Universidade de São Paulo, Brasil;
Mestre em Ciências da Saúde (Neurociências), pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma, Santa Catarina, Brasil;
Licenciado em Psicologia, pelo Instituto Superior de Ciências da Educação, (Universidade Agostinho Neto);
Docente de disciplinas como: Neuropsicologia, Biopsicologia, Pensamento e Linguagem, Memória e Representações Mentais, Bioética e, Ética e Deontologia,
Possui experiência administrativa na Educação Superior, essencialmente de decanato, departamental, bem como, de várias comissões.
Participante, em vários fóruns científicos nacionais e internacionais, como prelector, co – preletor ou mesmo, avaliador;
Áreas de interesse: doenças neurocognitivas, neurocgnição, estimulação cognitiva, declinio cognitivo leve.
Possui Graduação em Pedagogia, Gestão e Inspecção Escolar pela Universidade 11 de Novembro (2014), Mestrado em Educação Especial e Psicopedagogia - Universidad Católica del Maule (2019) e Doutorado em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2023). Atualmente é Docente vinculado ao Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola, atuando na Escola Superior Pedagógica do Bié (ESPE-BIÉ). Tem experiência na área de Educação e Políticas Públicas Voltadas a Educação Especial e Inclusiva e Metodologia de Investigação Científica.
escolasuperiorpedagogica.bie22@gmail.com