Exposição 

2023 

Exposição

A Paleontologia das Coisas

A paleontologia é a ciência que estuda a vida antiga, sua origem e evolução. O objetivo da exposição "Paleontologia das coisas" é levar seus visitantes a relacionarem locais, objetos, tecnologias e fatos do cotidiano com esta ciência. Será que isso é possível?

Até nos hábitos mais familiares, podemos fazer uma reflexão sobre o passado. “Será que dinossauros faziam xixi?”, “fósseis tem alguma relação com objetos de arte?”, “como era o som de um grilo do tempo dos dinossauros”?, ou até ”como entender a idade da Terra, utilizando a sua idade (do visitante) como ponto de partida”, são algumas das experiências a serem vivenciadas na exposição.

Nosso público-alvo são estudantes de ensino médio e fundamental de escolas públicas da região de Campinas SP e cidades próximas.

Além da exposição em si, com 35 peças reais de fósseis e rochas, teremos outras atividades, especialmente para visitas de grupos escolares! serão palestras e oficinas, além de uma cartilha com conteúdos da exposição.

As visitas agendadas sempre terão a possibilidade de monitoria. Além disso, a exposição será disponibilizada no formato online, para aqueles que não puderem vir até o local presencialmente.

Oficinas & Palestras


As oficinas serão realizadas com horário agendado, para grupos, conforme a demanda. Para grupos escolares, o agendamento da visita à exposição (obrigatório) já incluirá a participação nas oficinas.

As oficinas realizadas aos finais de semana em que a exposição estará aberta serão, em datas divulgada previamente.


Oficina 1 "Descoberta de um fóssil".

Conteúdo: escavação de fósseis em caixas de areia e a simulação das condições do trabalho de campo de um paleontólogo. 

Duração: 20 min. 

Quantidade de pessoas por atividade: 12 a 15.

Ministrantes: monitores da exposição. 

Público-alvo: crianças entre 5 e 10 anos.


Oficina 2 "Tempo profundo". 

Conteúdo: empilhar caixas que representam intervalos de tempo e inserir importantes eventos geológicos e biológicos nos tempos correspondentes. 

Duração: 20 min. 

Quantidade de pessoas: 12. 

Ministrantes: monitores da exposição.

Público-alvo: crianças entre 11 e 15 anos.


Palestras

As palestras serão realizadas uma vez por mês após a abertura da exposição. Serão convidados pesquisadores/professores de renome na área de paleontologia no Brasil. As palestras terão duração máxima de uma hora, em calendário a ser fechado quando da abertura da exposição. A lotação máxima do auditório é de 120 lugares. O público máximo participante, no local, desta atividade poderá ser de até 480 pessoas.

Temas: paleontologia, fósseis brasileiros, dinossauros, paleoarte, astrobiologia

Acessibilidade

O prédio do Instituto de Geociências é acessível a cadeirantes e possui rampas e banheiros facilitadores para a locomoção neste espaço. A porção do prédio que receberá a exposição é acessível e será elaborada de forma a permitir o acesso de cadeirantes.

O projeto prevê a utilização de legendas descritivas nos mostruários com fósseis e a produção de um áudio-guia a ser disponibilizado para que os visitantes interessados façam download. Para deficientes visuais serão separadas amostras de fósseis e réplicas que permitam o toque, em visitas agendadas para grupos.


Para o caso de grupos com necessidades especiais, com dia e horário marcados, a exposição será fechada para receber somente estes visitantes e os monitores serão pessoas preparadas para lidar com as deficiências, tais como intérprete de libras.

A expo "Paleo das coisas" é um projeto incentivado!

Nosso projeto encontra-se aprovado na Lei de Incentivo à cultura, sob o PRONAC  212335.

Clique aqui para baixar a publicação da aprovação em DOU.

O valor total para realização do projeto é de: R$198.877,75.

Quando será a inauguração?

A depender das condições sanitárias relativas à pandemia, e também a captação de recursos para viabilizar o projeto, a exposição poderá ser inaugurada no primeiro semestre de 2023. 

Onde vai ser a expo?

Iremos recebê-los no Instituto de Geociências da UNICAMP, na cidade de Campinas, Distrito de Barão Geraldo, SP.

Doações e patrocínios

Para viabilizar nosso projeto precisamos de apoio financeiro. Pessoas físicas e empresas podem ser patrocinadoras!

Empresas com lucro real podem direcionar 4% do valor do imposto de renda devido, ao projeto. 

Pessoas físicas que paguem imposto de renda também podem direcionar até 6% do valor devido. Neste caso, o recibo de depósito na conta do projeto é o que deve ser anexado à declaração referente àquele ano.

Clique aqui para mais informações sobre doações de PF.

Clique aqui para mais informações sobre doações e patrocínios de empresas.