ORIENTAÇÕES GERAIS
Pronomes de tratamento
É importante respeitar os profissionais da escola, bem como qualquer pessoa em qualquer lugar. Para isto, use os pronomes de tratamento: senhor, senhora, dona Fulana, seu Ciclano etc. O respeito e a educação mostram quem você é, então passe uma boa imagem de si.
Pontualidade
Assim como as faltas, a pontualidade é importante, pois os atrasos, além de fazer você perder informações, atrapalha a aula, visto que sua chegada causa distração. Esta situação se aplica no retorno do intervalo, da aula de Educação Física, entre outros, não apenas na entrada do período. Saidinhas para entregar trabalhos, por exemplo, também atrapalham a aula, não apenas a que você se ausentou, bem como aquela que você interrompeu. Evite, portanto, se ausentar da sala, até porque você está perdendo conteúdo, um direito seu garantido por lei.
Frequência
Para um melhor rendimento escolar, a frequência é importante, pois as aulas são sequenciais, ou seja, se você faltar, é como perder um capítulo da sua série/novela favorita. Quanto mais lacunas houver, mais fragmentado ficará o conteúdo e a compreensão tornar-se-á mais dificultosa. Precisou faltar? Você deverá solicitar aos colegas e aos professores o conteúdo e/ou atividades avaliativas.
Não se esqueça de apresentar na coordenação seu atestado médico ou justificativa familiar. Assim, todos os professores ficarão cientes da sua ausência. Isso garante seu direito de fazer uma atividade avaliativa ocorrida em sua ausência, conforme normativa municipal.
Avaliações
As avaliações em Língua Portuguesa ocorrem conforme o planejamento, sendo composta por avaliações teóricas, trabalhos escritos e orais. Importante é sempre se atentar aos critérios de avaliação. Siga-os à risca. Todo e qualquer texto presente em atividades avaliativas é importante; portanto, deve ser lido, respeitado e seguido. Não caia na tentação de copiar da internet, usar inteligência artificial ou até mesmo colar do colega ao lado durante uma atividade, seja avaliativa ou não. Conhecimento é o único bem que ninguém pode tirar de você. Ele é, portanto, seu maior e melhor tesouro. Está com dificuldade? Peça ajuda ao professor. Preze pelo seu conhecimento (e se destaque por sua inteligência!).
Metodologia
As aulas seguem os objetivos de aprendizagem do Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau, documento inspirado na BNCC. Desta forma, haverá leituras, análises, produções escritas e orais, bem como atividades de fixação para compreensão dos temas. Atividades extras poderão ser disponibilizadas no site do professor, de modo a complementar a aprendizagem, principalmente àqueles que apresentam dificuldades e desejam materiais extras de estudo. Além do e-mail institucional, o discente ainda tem à disposição o acesso ao contato e ao envio de materiais de estudo via site do professor.
Regras da gincana
TÍTULO I
DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Art. 1º Este regulamento orienta a gincana escolar aplicada na disciplina de Língua Portuguesa.
Art. 2º Objetiva-se com este regulamento uma parceria entre docente(s) e discentes, na forma de atividades realizadas, com vistas à melhor gestão em sala de aula.
TÍTULO II
DO FUNCIONAMENTO
CAPÍTULO I
DAS ATIVIDADES PROPOSTAS
Art. 3º A gincana é de caráter pessoal (individual) e intransferível.
Art. 4º As atividades da gincana compreendem:
I- ser assíduo (100% de presença) no período determinado. Para efeitos deste regimento, considerar-se-á apenas a presença física em sala de aula, isto é, assistiu à aula. Atestados médicos, justificativas familiares, entre outros, não abonarão, portanto, a ausência;
II- respeitar o espelho de classe. Usufruir de benefício não desrespeita essa regra;
III- obter determinada nota em avaliação teórica. A responsabilidade da apresentação da avaliação para sua validação é do discente. Válido para avaliações respondidas após o lançamento oficial da gincana no ano corrente;
IV- ser pontual (estar na sala de aula) no período determinado no início da aula, após o intervalo e no retorno da Educação Física;
V- realizar apresentação oral voluntária, com direito à nota parcial para o trimestre;
VI- comparecer (pontualmente) em dia de atividade avaliativa.
Parágrafo Único. Somente um objetivo da gincana poderá ser trabalhado por vez. Ao término de uma atividade, inicia-se o direito/prazo da próxima tarefa.
CAPÍTULO II
DAS SANÇÕES
Art. 5º Os estudantes poderão ser penalizados na gincana ao desrespeitarem regras gerais, como:
I- usar o celular dentro do espaço escolar (voltar 3 casas);
II- não realizar registros das aulas/atividades (voltar 2 casas);
III- atrapalhar o andamento da aula, seja em classe, seja na biblioteca (voltar 2 casas);
IV- atrasar a devolução dos livros da biblioteca (voltar 2 casas);
V- aglomerar-se na porta próximo ao sinal (voltar 2 casas);
Art. 6º Cada sanção será aplicada quantas vezes forem necessárias, podendo o estudante ter de reiniciar a gincana, ou seja, precisar retornar ao ponto de partida.
Parágrafo Único. Nenhum discente ficará com saldo negativo, quando da somatória das penalizações.
TÍTULO III
DA APLICAÇÃO
Art. 7º Os discentes acompanharão seu progresso, bem como tomarão ciência das atividades propostas, em tabela disponibilizada pelo docente de forma digital no site.
§ 1º O discente que completar todas as atividades da tabela deverá automaticamente reiniciá-la.
§ 2º Situações dúbias implicarão a perda/não registro da atividade.
§ 3º Os estudantes que agirem de má fé serão automaticamente eliminados da gincana.
Art. 8º Este regimento entra em vigor após a sua apresentação aos discentes.
Art. 9º Essa gincana tem a anuência e a participação da gestão escolar, a qual, assim como o professor de Língua Portuguesa, poderá vetar, alterar e/ou acrescentar qualquer item deste documento a qualquer momento, sem aviso prévio.
Parágrafo único. Os participantes serão comunicados quando da atualização/revisão das regras deste regimento.
Blumenau, 18 de janeiro de 2026.
Critérios para apresentação oral
Postura adequada durante a apresentação.
Contato visual com o público.
Dicção e prosódia.
Tom de voz alto e claro.
Apresentação entre 3 e 5 min.
Domínio de conteúdo (explicação, não leitura).
Dinâmica de apresentação (atratividade).
Slides sucintos (palavras-chaves, não texto completo).