Pequena biografia educacional
Em 13 de outubro de 1987, nasci em Porto Velho-RO, ao sol do meio dia, filho de Carmem Rosário Sossa Rodriguez Bergamini e Márcio José Bergamini. Até o momento, não voltei à Porto-Velho, desde que saí de lá, com menos de um mês vida, nos braços de minha avó, Dirce, para crescer em Votuporanga/SP.
No início da década de 1990, minha mãe conta que eu fugia para ir à escolinha que havia em frente de cada. A professora, Marcia Barcelloni Dias, me deixava ficar e foi assim que, sem ter a idade apropriada, comecei a estudar na Escola Municipal Orozilla do Carmo Ferreira. De lá, fui para a E.E.P.S.G. Prof. Faustino Pedroso, onde estudei até à terceira série.
A maior parte do ensino fundamental foi cursada na E.E. Prof.ª Juraci Lima Lupo. Ali fui educado por Dona Lourdinha, Dona Amália, Dona Célia, Sr. José Nivaldo, as Donas Ednas e a Dona Clarice, entre tantos outros.
Na Juraci, fiz parte do Grêmio Estudantil em todos os anos que lá estive, organizando eventos, atividades pedagógicas, teatros, ajudando na escola com o que precisava.
Em uma época em que não se falava sobre protagonismo, éramos protagonistas em uma escola que oferecia espaço para isso. Uma geração de bons alunos, engajados, e que, hoje, fazem a diferença por onde passam, graças ao trabalho de profissionais dedicados à tarefa de educar. Há alguns anos, voltei ali para palestrar sobre protagonismo para os alunos.
No ano 2000, quando estava no 8º ano, sob orientação da professora de História, Vera Scopel, escrevi um projeto de lei para participar do Parlamento Jovem Paulista e fui defendê-lo na assembleia legislativa do Estado de São Paulo. O projeto versava sobre a possibilidade de desenvolver programas trabalho, na condição de aprendiz, para jovens a partir dos 12 anos de idade.
Nessa época, dediquei-me também ao teatro, especialmente com a Gigio Produções Artísticas, atuando e escrevendo. Cursei espanhol no C.E.L. Dr. José Manoel Lobo, com a prof.ª Ana Maria Sanchez Trevisan, ao mesmo tempo que fazia os diferentes e mais variados cursos que contribuíram em minha formação geral.
Os dois primeiros anos do Ensino Médio aconteceram na E.E. Prof.ª Enny Tereza Longo Fracaro. Foi ali que algumas amizades da vida se solidificaram e existem até hoje. A terceira série, em 2003, aconteceu na E.E. Prof. Tomé de Medeiros Raposo, em Manaus-AM. Nesse tempo, morei com o tio Tito, naquela cidade, em busca de crescimento pessoal e profissional.
Em 2004, iniciei a faculdade de Letras no Centro Universitário do Norte Paulista, UNORP, e, em seguida, fiz especialização em Teorias Linguísticas e Literárias e Ensino, na Faculdade CERES de Rio Preto.
Nessa mesma época, iniciei o curso de Pedagogia na Unesp de Rio Preto, ao mesmo tempo em que trabalhava como professor eventual na rede pública.
Em 2011, me efetivei na rede pública, em um cargo de Língua Portuguesa, mudando-me para Limeira-SP, e trabalhando na E.E. Prof.ª Margarida Paroli Soares, onde conheci minha esposa, Regilene Melo.
No ano seguinte, ingressei como tutor na extinta Faculade Anhanguera de Limeira e, no segundo semestre, comecei a trabalhar também como coordenador do Polo de Educação a Distância da instituição, professor no curso de letras e pedagogia.
Por três anos, entre 2013 e 2015, trabalhei como professor de língua portuguesa e coordenador da área de linguagens na escola de tempo integral, Prof. Gabriel Pozzi, atendendo alunos do Ensino Médio. Ao longo desse tempo, continuei o trabalho na Anhanguera, me dediquei à formação de professores e a pensar a Educação de forma mais crítica.
Em 2014, Regilene e eu nos casamos em uma cerimônia simples, rodeados por poucos amigos e pela família. À época, ela ainda atuava como professora e já se preparava para voltar pra faculdade, dessa vez no campo da Estética, e mudar sua carreira para outro campo da área da saúde.
Nesse mesmo período, além da docência na educação básica e no ensino superior, dediquei-me também à escrita de materiais pedagógicos para as faculdades, trabalhando como professor conteudista para a Faculdade Anhanguera e para a Fundação Hermínio Ometo - UNIARARAS, com a escrita de materiais para cursos de gestão de pessoas, letras e pedagogia, entre outros.
Em 2016, me afastei da rede pública porque fui convidado a assumir a direção do Colégio São Benedito, à época sob responsabilidade do futuro amigo Pe. Marcos Ramalho. Com a missão de renovar e revitalizar uma tradicional instituição de ensino, trabalhei por cinco anos, formando professores e a comunidade em busca de uma educação mais humanizada e empreendedora.
Os anos no Colégio foram muito ricos e produtivos. Construí muitas amizades e parcerias de sucesso que permitiram diversificar os aspectos do trabalho educacional.
O Sebrae, por exemplo, trouxe o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos e a educação empreendedora que levei para a escola pública, quando venceu o prazo da minha licença.
O Instituto Brasileiro de Formação de Educadores trouxe a especialização em Metodologias Ativas para a Educação e o contato com diferentes educadores que se dedicam a transformar a educação com olhos para o futuro.
No início de 2020, o novo conselho mantenedor do Colégio entendeu que precisava de outro perfil na gestão escolar e encerrou nossa parceria. A essa altura, por ocorrência da pandemia, fundamos entre 2019 e 2020, a ALEP - Associação Limeirense de Escolas Particulares, discutindo e alinhando estratégias para que as escolas enfrentassem a crise do momento.
Posso dizer que foi uma iniciativa minha, quando chamei diferentes diretores para conversar informalmente e, com a chegada de mais pessoas, decidimos, juntos, criar a associação, na qual atuo como secretário.
Em 2021, atuei como Coordenador Pedagógico na E.E. Prof.ª Margarida Paroli. Desde 2018, eu voltara a atuar como professor nessa escola, conciliando uma carga horária menor com a direção do colégio, até então. Também em 2021, passei a lecionar língua portuguesa no Colégio Portal de Limeira.
Já em 2022, voltei a atuar no PEI, desta vez, na E.E. Castello Branco. Além de professor de língua portuguesa, voltei à gestão como Coordenador Pedagógico da Área de Conhecimento de Linguagens.
Nesse período, tenho também contribuído com diferentes instituições de ensino, promovendo formações docentes; tenho refletido sobre educação na mídia e promovendo pequenos encontros para inspirar as pessoas a construir uma educação de qualidade.