Nossa Escola!
Notícias do Lucinda!
Hoje, dia 11 de outubro, foi um dia muito especial em nossa escola!
A nossa querida professora Rosana Maria Prado, lançou seu livro "PROGRAMA SÃO PAULO FAZ ESCOLA: percepções de professores do ensino fundamental II de uma escola estadual de Mogi das Cruzes, SP";
O livro é o resultado do trabalho realizado durante o curso de mestrado, com discussões de políticas públicas educacionais, mas tendo como tema a política pública do material didático do Programa São Paulo Faz Escola (PSPFE) e sua aplicabilidade em uma escola periférica, localizada em um bairro afastado da região central e que apresenta grandes problemas sociais.
O programa teve seu início em 2008 e consiste numa proposta curricular implantada através da entrega regular e gratuita para as escolas da rede estadual, pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Os docentes, responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem, são atores fundamentais em relação às análises e avaliações do material didático, por isso, a necessidade de discussão sobre as percepções dos professores, verificando as potencialidades e fragilidades do material, além de questões que englobam a escola como um todo e as dificuldades do ensino no momento da pandemia do novo Coronavírus.
Uma leitura obrigatória para quem vive da educação e PARA a educação!
O livro está disponível na Amazon em formato Kindle para aquisição: https://a.co/d/0mXBfXi
Quanto orgulho da nossa querida professora Rosana!
Parabéns professora! We love you!
É isso mesmo. Todos as espécies vivas do nosso planeta possuem O MESMO DNA, que é a molécula conhecida popularmente como "código da vida", pois contém todas as instruções para que os organismos produzam suas proteínas, que diferenciam tanto as espécies de seres vivos existentes (ou que já existiram). E para fazer uma comparação prática, nas aulas de Eletiva em "Introdução à Biotecnologia" desta semana, os alunos do nosso Ensino Médio realizaram o experimento de extração do DNA da Banana em nosso laboratório. Durante o procedimento, nossos estudantes puderam aplicar conhecimentos prévios da estrutura celular (como a composição lipoprotéica das membranas, e a composição polissacarídica da parede celular vegetal), para produzir uma solução de lise celular com componentes caseiros, e também reconhecer a composição da estrutura química do DNA e aprender o básico sobre a preparação de análises de amostras biológicas, bem como a utilização de conhecimentos de microscopia para essas análises. A aula experimental contou com materiais didáticos do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo e do Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano e Células-Tronco. Durante a aula, e após, os estudantes realizaram o preenchimento de relatórios de atividade prática exercitando as habilidades de elaboração de hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica. As aulas foram ministradas e orientadas pelo professor de Ciências Biológicas Rafael de Sá.
Durante o experimento, o professor Rafael explica que o primeiro material a precipitar no tubo de ensaio, é o polissacarídeo Pectina, muitas vezes, erroneamente, confundida com o material genético.
Os alunos também entenderam que todos os seres vivos tem um parentesco em comum: As moléculas de DNA encontradas em cada uma de nossas células apresentam a mesma estrutura e funcionam da mesma forma que as moléculas de DNA das células de um chimpanzé, de uma mosca e de um grão de arroz. E não é só com o deles! Cães, gatos, porcos, araras, serpentes, minhocas, tubarões, laranjeiras, bananeiras, alfaces e até as bactérias que vivem em nossas bocas, enfim, todos os seres vivos possuem DNA.
Durante as aulas, os estudantes também compreenderam que pequenas alterações, nanoscópicas, na sequência da cadeia genômica podem causar grandes consequências para os seres vivos e para os ecossistemas, desde a criação de novas espécies, até a extinção completa de outros seres vivos!
Na última sexta-feira, dia 03/3, nossa escola promoveu o feirão das disciplinas eletivas que serão oferecidas no primeiro semestre do ano letivo.
Nessa modalidade de disciplina, os estudantes puderam escolher a disciplina que mais se enquadra em seu projeto de vida, que foi iniciado durante toda primeira quinzena de fevereiro.
Parabéns estudantes, parabéns equipe pedagógica LB! Sucesso!
Confira o curta metragem produzido pela nossa escola para o VII Festival de Cinema "Curta Mogi 2022", promovido pela Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes:
Venha prestigiar o premiado trabalho dos nossos alunos no espaço Eventos;
Dia 10 de dezembro, nossos estudantes e professores apresentaram o resultado das culminâncias das disciplinas Eletivas e Itinerários Formativos do segundo semestre de 2022!
Acompanhe todas as fotos das atividades pedagógicas em Eventos!
Nos últimos dias 6 e 7 de dezembro, nossa escola promoveu o "Dia D" D(deles), e D(elas), onde foram apresentadas diversas atividades pedagógicas como palestras e rodas de conversas com o intuito de trazer discussões pertinentes à saúde e ao autocuidado com nossos alunos. Além disso, houve sorteio de brindes ao final de cada dia do evento. Nosso Muito Obrigado a todos os convidados que participaram voluntariamente desse tão importante evento. Parabéns a toda nossa equipe pedagógica!!
Aqui, fotos do evento que ocorreu exclusivamente para as meninas, no Dia D(elas), 6 de dezembro;
Confira a programação completa do melhor evento matemático dos últimos tempos:
De 12 a 16 de setembro, nossa escola organizou e realizou ações importantes para a conscientização à prevenção do suicídio, marcando o início da campanha dedicada ao Setembro Amarelo; Destaques para o sarau apresentado pelo grêmio estudantil "E Agora, LB?"
No último dia 05/09, aconteceu em nossa escola a formatura dos alunos do ciclo I do Ensino Fundamental que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O evento contou com a participação de representantes da corporação da Polícia Militar de Estado de São Paulo, e também de representantes da gestão escolar;
Nos dias 24 e 25 de agosto, nossa escola realizou ações em prol do projeto de mediação de conflitos e melhoria da vivência no ambiente escolar.