Um dos produtos de um trabalho de conclusão de curso desenvolvidos para tornar mais intuitivo as instruções do desenvolvimento e construção de minifoguete simples de apogeu de 50 m a 100 m foi elaborado um manual ilustrado que pode ser acessado clicando na imagem. O manual consta os passos da construção de cada parte e sua estabilização, lançamento e calculo do apogeu indiretamente. Que pode ser impresso e distribuído para os alunos e ser utilizado como material de apoio em clubes de ciência ou até mesmo em disciplinas relacionando a Física em diversos graus de ensino.
AVISO: Como o manual foi desenvolvido antes da norma BAR-2/2020 da Associação Brasileira de Minifoguetes (BAR), consta uma nomenclatura que difere do padrão, para acessar a nomenclatura padrão acesse: http://ftp.demec.ufpr.br/foguete/BAR/Regulamentos/norma-BAR-2-2020_versao_2020-12-03.pdf
Link Trabalho de Conclusão de Curso: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/76543
Pode ser acessado clicando na imagem ao lado ou acessando o link:
https://drive.google.com/file/d/1L-IndYIJOs8QPtrseICJAh3BS2GZcwVd/view?usp=sharing
NÃO IMPRIMA ESSA VERSÃO DO MANUAL UTILIZE A VERSÃO ABAIXO !
1) Baixe o manual clicando na imagem ou no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1kFLyl9PKcaq16xSc5f1solOMMO2Y9RDh/view?usp=sharing
2) Faça impressão em frente e verso cuidando para que o verso não saia invertido;
3) Coloque as folhas alinhadas seguindo a numeração do centro da pagina;
4) Grampei em dois locais no centro da página;
5) Dobre as páginas ao meio formando assim uma apostila.
Duvidas vede o vídeo tutorial abaixo:
Neste site pode ser acessado os dados sobre minifoguetes, e apresentação de slides com materiais utilizados nos minicursos de formação.
http://servidor.demec.ufpr.br/foguete/Festival2017/Minicursos/Estabilidade_Nicholas/Estabilidade.pdf
Material mais completo e avançado para tratar da estabilidade ponto fundamental de um minifoguete.
Associação que tem como lema educando e divulgando ciência e tecnologia através dos minifoguetes, fundada em 24 de abril de 2016 na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (PR), com integrantes dos grupos de foguetes da UFABC, UERJ, UNICAMP, UP, UTFPR, UFRGS, UFSC, UEMA, CEGAPA, UnB, ITA e UFPR.
Grupo de minifoguetes organizado pelo prof. Carlos Henrique Marchi, do Departamento de Engenharia Mecânica, da Universidade Federal do Paraná, com sede em Curitiba, Paraná, Brasil.
Site direcionando a quem procura conteúdo mais avançado em relação a minifoguetes.
A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente.
Pode ser acessado no link ou pesquisando por Festival Brasileiro de Minifoguete. Evento de nível nacional de referencia onde equipes do Brasil inteiro competem, o festival é separados por níveis (ensino fundamental, médio e graduação) e por categorias (H50, H100, H500, H1000...), ocorre anualmente.
Ocorrem em varias localidades tendo organizações distintas, um deles por exemplo foi realizado na cidade de Palotina - PR, realizado com parceria entre o UFPR setor Palotina e IRFPR de Assis Chateaubriand em 2019.
É realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A MOBFOG tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
Universidade Federal do Paraná setor Palotina:
Curso de Licenciatura em Ciências Exatas (Física, Química ou Matemática)
Curso Licenciatura em Computação
Projeto Meninas na Ciência