Uma introdução
As principais diferenças , uma introdução.
Boa contribuição para introduzir os conceitos aristotélicos de MATÉRIA e FORMA.
Causa material, causa formal, causa eficiente e causa final.
Introdução simplificada aos conceitos de matéria, forma, ato, potência, essência, acidente e substância: útil para que você tenha uma primeira noção e possa também articular os conceitos. Não deixe de ver os dois vídeos seguintes.
Acompanhe o raciocínio do professor Vitor, que contribui para o endendimento mais apurado do que é a SUBSTÂNCIA (ousia) na teoria de Aristóteles.
Tente recordar do confronto entre a permanência e a transitoriedade, entre o uno e o múltiplo, entre o ser e o devir, a partir do embate de ideias dos pré-socráticos Parmênides e Heráclito. Se preciso, reveja parte do material do primeiro bimestre.
Causalidade e o Primeiro Motor Imóvel: Se pensarmos na noção de causalidade e que toda razão oferecida para explicar uma crença precisa ser também justificada, veremos que essa exigência nos leva a uma busca contínua por razões. Toda causa também é causada e assim ocorre continuamente. Descobrir uma causa nos leva a causa da causa. Tal dinâmica nos leva ao infinito, correto?. Daí deriva a necessidade que Aristóteles encontrou de fixar um primeiro motor imóvel, algo que fosse causa, mas sem ser causado. Veja o vídeo abaixo para esclarecer esse ponto.
Nos texto abaixo, observem como a perspectiva aristotélica até então estudada impacta na Ética do filósofo. No primeiro texto, um resumo das principais questões. No seguinte, leia os textos selecionados do livro Ética a Nicômaco que contribuem para a consolidação dos conceitos expostos.
De Steve Cutts.