O acesso seguro à água e ao esgotamento sanitário é um direito humano e um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Sendo dois elementos indispensáveis à dignidade humana, o acesso seguro a água e ao esgotamento sanitário podem impactar na higiene menstrual de mulheres e meninas, afetando o alcance do ODS 5. O objetivo deste projeto é investigar e analisar as condições de abastecimento de água, esgotamento sanitário e higiene sanitária e menstrual de uma comunidade rural, a fim de propor oficinas de intervenção referentes à temática. Para tanto, será realizado um trabalho de campo com coleta de dados primários que permitam acompanhar o cumprimento do ODS 6, conforme metodologia da Unicef/WHO. Em seguida, oficinas de melhorias domiciliares relacionadas a água, esgotamento sanitário e saúde serão realizadas na comunidade, abertas ao público, por meio de metodologias ativas. Esse projeto tem relação direta com os ODS 6 e 5.
Período de execução: 01/07/2024 a 30/06/2025
Financiado por: IF Baiano, Edital n. 220 /2023
Orçamento total: R$ 10.000,00
1. Planejamento das visitas e coletas de dados primários e trabalho de campo: Lista de verificação de dados, informações, objetos e ações necessárias para executar as demais etapas.
2. Submissão do projeto na Plataforma Brasil: Envio de documentações na plataforma.
3. Visita à comunidade para coleta de dados: Trabalho de campo para coleta de dados primários sobre abastecimento de água, esgotamento sanitário, higiene e gestão menstrual, por meio de entrevistas semiestruturadas, conforme Yin (2016).
4. Análise dos dados: Cálculo dos indicadores de abastecimento de água, esgotamento sanitário, higiene e gestão menstrual da Unicef/WHO (2018).
5. Planejamento da oficina de intervenção: Delineamento de estratégias metodológicas participativas na área de saneamento, conforme Brasil (2014), a partir dos resultados do Trabalho de Campo 1.
6. Execução da oficina de intervenção: Aplicação de estratégias delineadas, conforme Brasil (2014) e Alves, Hora e Kopp (2020).
7. Escrita final dos resultados.
Em andamento.
Comunidade de Itapicuru, Xique-Xique, Bahia, Brasil
Diálogo com a comunidade prévio a coleta de dados
Análises de turbidez, cor, condutividade elétrica e pH