FLUXO MIGRATÓRIO


dos ucrânianos para a Polônia

Motivo das imigrações dos ucranianos

Imigração significa a entrada de um indivíduo estrangeiro em um país. É motivada pela busca de uma vida melhor. Pode ser causada por guerras, crises economicas, perseguições políticas e religiosas entre outros motivos. O nosso foco é a Ucrânia, já que neste momento, o aumento de imigrantes deste país aumentou em consequência da guerra com a Rússia.

Os ucranianos estão migrando para vários lugares da Europa, principalmente para a polônia pois la tem melhor condição de vida e é um país grande.

Segundo a ONU, entre os países que mais receberam ucranianos em 2022, até 3 de março, estão:

  • Polônia recebeu 505.582 pessoas

  • Hungria, 139.686

  • Moldova, 97.827

  • Eslováquia, 72.200

  • Romênia, 51.261

  • Rússia, 47.800

  • Belarus, 357

fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60570352

Recepção da Polônia para os ucranianos

Os poloneses estão acolhendo os ucranianos muito bem, muitos deles estão oferecendo suas próprias casas para acolher os imigrantes. Um dos primeiros voluntários foi a fronteira de Dorohusk, Wojciech Pędziński.

Solução possível

Sabemos que uma guerra é causada por inúmeros motivos, que nem sempre dizem respeito a população. Neste caso, civis, fogem para tentar sobreviver aos conflitos entre estas duas nações vizinhas. Para amenizar, grandes nações europeias podem ajudar a Ucrânia financeiramente, garantindo apoio temporário a estes imigrantes. Centros de apoio, distribuição de alimentos, moradia, acolhimento a adultos e crianças neste momento solucionariam imediatamente o problema que só tende a crescer. Porém, é necessário perceber que este fluxo de mão de obra minimizaria as consequências do envelhecimento da população europeia.

Alunos: José Felipe, Daniel Zampar, Mateus Costa e Lara Lie

Turma: 9 ano