A história deste bairro com ares de cidade, começou ainda no Brasil Império, quando os negros se escondiam nas áreas do Quilombo do Buraco do Tatu, que correspondia a extensão do atual bairro de Valéria até o bairro de Itapoan, na orla da capital baiana.
Com a destruição do antigo quilombo, os grandes fazendeiros herdaram as terras e fizeram grandes áreas de plantio. Isso durou até os anos 70, do século XX.
Na gestão do então governador Antônio Carlos Magalhães, iniciou-se o processo de desapropriação das três fazendas que existiam no local (Jaguaripe de Cima, Fazenda Cajazeiras e Fazenda Boa União, além também, da Chácara Nogueira, no bairro de Águas Claras). Em alguns casos, grandes extensões foram compradas.
O principal objetivo era proporcionar condições suficientes para abrigar uma população equivalente a de uma cidade de porte médio ou de interior.
A escolha da área se deu devido à sua localização, objetivando a integração dos diversos núcleos habitacionais instalados nas proximidades e sendo mais uma alternativa para o surgimento de um centro regional de comércio e serviços, proposto na margem da BR-324, em Águas Claras.
Cajazeiras foi inaugurada, em 1985, com 18.523 habitações erguidas. Atualmente, o bairro possui 670 mil habitantes, divididos nos seguintes locais: Cajazeiras 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10 e 11, Fazenda Grande 1, 2, 3 e 4, Boca da Mata, Águas Claras e Palestina.
O bairro teve ocupação e expansão significativa a partir da década de 1990 e, hoje, caracteriza-se por reunir populações de diferentes origens, oriundas do interior do estado e também de outros bairros populares, e por um comércio local em constante expansão.
Cajazeiras é um bairro marcado pela existência de vários conjuntos habitacionais, sendo um dos maiores dessa natureza na América Latina.
Cajazeiras foi o primeiro bairro planejado de Salvador, criado para ser um conjunto habitacional, virou uma cidade.
Em Cajazeiras de acordo com o Instituto de Geografia e Estatísticas (IBGE), vivem 670 mil pessoas, caracterizando como um dos maiores aglomerados urbanos do Brasil.
Devido às suas dimensões, Cajazeiras, é uma cidade dentro de Salvador, pois em seus mais de vinte anos de existência cresceu tanto que passou a ter vida própria, e, por isso, enfrenta um processo muito grande de desordenamento e necessita de obras de infra-estrutura para que a sua população tenha melhores condições de vida.