Laboratório de ensino prático situado no andar térreo do prédio do curso de Medicina (UFJ).
Segue abaixo algumas perguntas que recebemos de doadores.
E, se ainda permanecem outras dúvidas, nos escreva. Teremos muito prazer em respondê-lo(a)!
É fornecido um relatório sobre as condições de doença encontradas em meu corpo para meus familiares/amigos?
Não. Esse relatório exigiria uma autópsia. Os corpos doados para a UFJ são usados para ensinar sobre a estrutura corporal.
O Cartão de Doador é necessário?
Posso sair deste programa e desistir de doar meu corpo se mudar de ideia?
Sim. Você pode desistir de doar a qualquer momento. O preenchimento dos documentos e o registro de doador não são definitivos. A decisão final de doação é da sua família. A UFJ não procura informações sobre o falecimento dos participantes do programa. Portanto, um familiar precisa entrar em contato com a UFJ para comunicar o óbito e providenciar a chegada do corpo ao laboratório.
Como meu corpo será usado?
A maioria dos corpos doados são usados para ensinar anatomia (estrutura corporal) para estudantes dos cursos da área da saúde. Corpos humanos são utilizados para estudar a anatomia em detalhes, para desenvolver novas técnicas de tratamentos e intervenções cirúrgicas, bem como treinar procedimentos clínicos. Além disso, quando o doador assina o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, disponibiliza o corpo para participar de pesquisas científicas. Em todos os casos, o Programa de Doação de Corpos Presentes Anatômicos mantém a responsabilidade pelo uso e manutenção respeitosos do corpo.
O Programa de Doação de Corpos da UFJ aceita doações de outros estados?
Para facilitar a logística e o translado, o Programa de Doação de Corpos Presentes Anatômicos precisa que os corpos estejam na área de abrangência de Jataí.
Se minha morte ocorresse a uma grande distância da UFJ ou se a UFJ não aceitasse meu corpo, meu corpo poderia ser oferecido a outra faculdade de medicina?
Sim. Optar pela UFJ não torna exclusiva a doação para a UFJ. É possível providenciar a entrega em outra faculdade de medicina, desde que o referido programa de doação aceite.
Como minha família ou médico notificaria meu falecimento ao Programa de Doação de Corpos da UFJ?
Após a morte, a comunicação precisa ser feita ao programa o mais rápido possível. Se o óbito ocorrer durante o horário comercial (de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30), ligue para (64) 36068234. Se o óbito ocorrer à noite (no meio de semana), entre em contato com o responsável pelo Programa de Doação de Corpos da UFJ por e-mail presentesanatômicos@ufj.edu.br.
Nosso serviço de plantão não está aberto nos finais de semana e feriados. Por esta razão, pedimos que as famílias procurem uma funerária de sua preferência, que forneça, preferencialmente, armazenamento refrigerado no caso de a morte ocorrer à noite, em um final de semana ou em um feriado. A funerária deve armazenar o corpo até que um familiar possa entrar em contato com nossa equipe para que seja feita avaliação quando à recepção do corpo. Se não conseguirmos aceitar o corpo, a família pode dar seguimento ao velório e enterro com a respectiva funerária.
Quando minha família/amigo/representante legal entrarem em contato com o programa por telefone, o que deverão esperar?
Qual é o procedimento referente à certidão de óbito?
Ao aceitarmos um corpo, também precisaremos de uma cópia da certidão de óbito, constando na lavratura que o corpo será doado para o laboratório de anatomia do curso de medicina da UFJ.
Os membros da família podem organizar um funeral, se desejarem fazê-lo?
Sim, pode. Mas é importante entrar em contato com os responsáveis pelo programa de doação anteriormente para conversar sobre a forma de conservação do corpo que a funerária utilizará, além da necessidade de se ater aos prazos. Também é importante lembrar que, caso optem por realizar um funeral, os custos ficam a cargo da família do(a) doador(a).
O que é feito com os restos mortais depois de terminar seus estudos?
Após a conclusão do estudo, os restos mortais são enterrados ou cremados. A família será previamente notificada sobre o encerramento das atividades com o corpo doado.