Fique por dentro

TERMINAL DA LEITURA: PROJETO BENEFICIADO NA IV EDIÇÃO DO PRÊMIO BOOK BRASIL

O Terminal da leitura, atuante em Votorantim, município de Sorocaba, região metropolitana da Grande São Paulo, foi idealizada por Ronaldo Messias que teve a ideia de criá-lo por uma experiência própria.

Ele conta que precisava de dois livros e como não podia compra-los resolveu recorrer às redes sociais onde conseguiu realizar as trocas. Isso fez ele olhar para outras pessoas que estavam na mesma situação, sem condições de adquirir um livro e timidamente deu inicio ás ações colocando livros em um terminal de ônibus. Passou a realizar atividades em sua comunidade e visitas em escolas doando livros e outros materiais, até ampliar o projeto com o auxílio de alguns apoiadores como o Ricardo Monteiro Lobato, bisneto do famoso escritor que carrega no sobrenome, e outras personalidades como o ator Paulo Betti e a dupla Gian & Giovani. O que rendeu a Ronaldo repercussão em mídias locais como TV e jornais.

Ronaldo cria vários eventos tanto nas estantes implantadas nos terminais de ônibus como em ações pontuais onde embala livros, com guloseimas e distribui para as pessoas de Sorocaba.

O Terminal da leitura é o projeto beneficiado pelo IV PRÊMIO BOOK BRASIL.

CONHEÇA A BIBLIOTECA MUNDO DA LUA: INSTITUIÇÃO A SER BENEFICIADA NA NOVA EDIÇÃO.

Após se encantar com a Bienal do Livro, a adolescente de doze anos, Lua Oliveira, moradora da comunidade Tabajaras, em Copacabana, decidiu criar em sua comunidade a Biblioteca O Mundo da Lua para incentivar crianças à leitura.

Apesar do sucesso, as adversidades se multiplicaram, mas Lua não parou. Continuou com o espaço aberto na pandemia, emprestando livros. Inaugurada no dia 18/10/2019. Concorreu a Premiação do Jornal o Globo e Firjan “Fazendo a diferença”, na categoria Livros.

Atualmente dispõe de duas bibliotecas que ela mesma dá conta com a ajuda da sua mãe, a Dona Fátima, e apoiadores voluntários, uma delas é a Vania que é responsável pela associação dos moradores e cedeu o espaço. A outra biblioteca conquistada através de um financiamento coletivo é própria, e hoje funciona como sede na Ladeira dos Tabajaras-RJ. E ainda apoiam 36 salas de leitura de bibliotecas comunitárias espalhadas pelo Brasil, enviando livros para equipá-las. Em breve iniciará aulas de teatro, inglês, japonês e reforço escolar.

A história da Lua já foi vista em vários programas de TV, teve uma repercussão grande, talvez por impressionar que uma menina, hoje com 14 anos, possa ter realizado algo tão grandioso em prol de outras pessoas e por amor à literatura. Ela também virou livro Infantil contado pela professora Lucimar Cunha dos Santos (Tia Lu).

Vale a pena conhecer: https://www.instagram.com/luaoliveiraoficiall/