A pandemia é considerada um fenômeno planetário. No entanto, fomos provocados pela seguinte indagação: as consequências da COVID-19 atingiram todas as pessoas do mesmo modo?
É a partir dessa reflexão que nós, alunos de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), lançamos o projeto "Os impactos da covid-19 na população negra e periférica brasileira". A partir da necessidade de produções mais específicas sobre o assunto, este trabalho tem como intuito apresentar um conjunto de análises a respeito dos impactos da pandemia da COVID-19, tendo como objetivo responder, a partir da interseccionalidade como perspectiva teórico-social, se há alguma relação entre as consequências socioeconômicas desse evento com as desigualdades étnico-raciais no Brasil.
O trabalho busca desenvolver essa análise especificamente estudando as áreas da Saúde, Moradia e Desemprego e Vulnerabilidade Social, partindo de um levantamento bibliográfico realizado pelo grupo, contendo artigos, notícias dos grandes veículos de informação, pesquisas e estudos que versam sobre a temática, além de referenciais teóricos que irão direcionar o trabalho para com o seu objetivo.
Por fim, este website terá como conteúdo os materiais que compõe a elaboração e gestão desse projeto, bem como os relatórios semanais e as atividades propostas pela Unidade Curricular, que serviram para o melhor aprendizado do conteúdo da matéria e para a conclusão desse trabalho final.