O núcleo Pratic (Práticas em Tecnologias, Intervenção Social e Ciências) nasceu da necessidade de fortalecer nas Escolas Cidadãs Integrais e Integrais Técnicas do estado da Paraíba, o ensino nas áreas de Matemática e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias com a finalidade na melhoria da qualidade educacional.
Composto por docentes da Rede de ensino, fazemos parte da Comissão das Escolas Integrais da Paraíba e acompanhamos as práticas experimentais realizadas nas escolas, também damos suporte para que elas aconteçam. Além disso, ofertamos formação aos docentes do Ensino Fundamental e Médio com foco em Educação STEAM, Design Thinking no ensino de Ciências e Matemática e Tecnologias Educacionais.
Atuamos nas 14 Gerências de Ensino da Secretaria Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, atendendo a todas as Escolas Cidadãs Integrais e Integrais Técnicas do Estado.
1. Solidariedade- Realiza-se a partir do ser altruísta,exercitando a empatia, para com as limitações pessoais de cada indivíduo com a sociedade;
2. Respeito- Busca pelo entendimento do próximo como ser que vive em constante mudanças;
3. Eficácia e Eficiência- Aperfeiçoamento individual e coletivo para a busca da excelência no alcance de índices e metas educacionais;
4. Ética-Busca por princípios inerentes ao ser humano para convívio moral e harmônico nas relações existentes;
5. Transparência-Pauta-se na clareza da apresentação de dados referentes aos processos científicos e pedagógicos;6. Cidadania- Pauta-se em ações que possibilitem que a comunidade escolar reconheça sua proatividade beneficiando assim a instituição e a sociedade através do uso das ciências e suas tecnologias;
7. Responsabilidade- Pauta-se no zelo no desenvolvimento de ações que norteiem à construção do conhecimento científico e seu uso responsável na formulação de ideias, conceitos e atitudes na sociedade; 8. Cooperação-Refere-se às atitudes que compõe e valoriza o trabalho coletivo;
9. Disponibilidade- Refere-se à abertura ao novo acompanhamento das transformações científicas e sociais que perpassam à sociedade.
Consolidar as práticas experimentais científicas e tecnológicas como metodologia das áreas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias na formação de cidadãos autônomos, competentes, solidários e aptos a enfrentarem os desafios do século XXI e as exigências colocadas através do desenvolvimento de competências e habilidades.
Oferecer métodos que possibilitem aos docentes ampliar os conhecimentos científicos, tecnológicos e pedagógicos, permitindo-os um melhor desenvolvimento em suas práticas educacionais para melhor orientar o educando, visando subsidiar ao mesmo ferramentas que propiciem o alcance do seu projeto de vida.
· Greyce Michelinne Rocha Martins- Professora de Matemática
· Leandro Martins de Oliveira- Professor de Química