Certo dia li que “se a única ferramenta que possuímos é um martelo, é impressionante o número de coisas que parecerá com um prego”. Isso nos leva a refletir que existe uma ferramenta adequada para cada situação. Saber utilizá-las é um desafio e uma habilidade que devemos desenvolver para que possamos obter os melhores resultados.
Esta reflexão também se aplica às ferramentas estatísticas. Há uma variedade de softwares que apresentam vantagens e desvantagens frente a aplicações específicas. Não é apropriado dominar apenas uma destas ferramentas, usando-a como “martelo”.
A linguagem R abre um grande espaço de utilização, permitindo as mais diversas aplicações. Este livro traz, por meio de uma abordagem objetiva, os principais comandos para que os usuários iniciantes possam dar os primeiros passos. Para aqueles que têm algum conhecimento, pelo formato simplificado, terão oportunidade de, em uma rápida consulta, relembrar algum ponto, temporariamente, esquecido.
Outro ponto que merece destaque são os autores. Pai e filho. Professor e aluno. Esta combinação de olhares e experiências confere a este livro uma característica singular em cada um dos tópicos apresentados.
Sidney Teylor de Oliveira