Regulamento

O QUE É O PQC – PROGRAMA DE QUALIDADE CONTÁBIL

O PQC é um programa que visa reconhecer as organizações contábeis pelo trabalho desenvolvido em prol da melhoria da gestão e aumento dos resultados. A gestão pela excelência é uma forma consistente de garantir a sustentabilidade das organizações, diante de um mercado cada vez mais competitivo e exigente. O PQC está embasado em critérios isentos e independentes, tendo como principal norteador o Modelo de Excelência da Gestão, da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade.

Benefícios:

Possibilidade de identificar o nível de gestão das organizações, através de um programa direcionado para o segmento contábil, com critérios consistentes e consolidados mundialmente;

Incentivo para alavancar a melhoria contínua e os resultados das organizações participantes com a utilização de práticas, a medição e análise de resultados relevantes para o segmento contábil;

Reconhecimento externo do nível de gestão e qualidade das organizações participantes respaldado pelo Sindicato Patronal;

1. MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO

O PQC, está estruturado para que as organizações contábeis possam participar independentemente do tamanho, do estágio da gestão e da localização. Trata-se de um incentivo a evolução da gestão e o reconhecimento a cada estágio alcançado.

A tabela abaixo indica as possibilidades de participação e a maturidade da gestão esperada de uma empresa reconhecida, de acordo com cada estágio, considerando suas práticas de gestão e resultados:




São seis estágios para reconhecimento, onde estão estabelecidos critérios mínimos de participação, possibilitando que cada organização escolha o nível que queira participar. Além dos critérios mínimos de participação, nos estágios de Duas a Cinco estrelas, as organizações terão que se submeter a uma avaliação por Avaliadores Externos isentos e independentes. A análise do cumprimento de todas as etapas e divulgação das empresas reconhecidas é realizada pela Banca avaliadora.

Pode participar do Programa um grupo de empresas para avaliação em conjunto, por exemplo, uma organização que possua uma matriz e filiais, onde a administração e gestão é conduzida de forma centralizada, mas abrangendo todas as empresas do grupo. Neste caso, há características diferenciadas a cumprir, em especial com relação às capacitações e avaliação do MEG.

EXIGÊNCIAS PARA RECONHECIMENTO

O PQC está estruturado em três pilares, na qual as organizações deverão se enquadrar para adquirirem o direito de serem reconhecidas e premiadas.

Pilar 1 - Requisitos Legais: para as organizações serem consideradas elegíveis e estarem aptas a participarem do PQC, haverá a necessidade de comprovação do cumprimento de requisitos legais pré-estabelecidos.

Pilar 2 - Capacitação da equipe: há uma quantidade determinada de horas de capacitação da equipe para cada estágio de participação. As horas deverão ser comprovadas por evidências oficiais e rastreáveis, com certificados, fotos e/ou listas de presenças. As horas de capacitação promovidas pelo SESCON-ES concedem peso maior nesta etapa. Também é necessário capacitar multiplicadores, pessoas com a missão de disseminar o programa e garantir a aplicação em todos os processos e equipes. No caso de inscrição para um grupo de empresas todas elas terão que comprovar que participam dos planos de capacitação do grupo.

Pilar 3 - Modelo de Excelência da Gestão: em cada estágio será exigido o atendimento mínimo dos critérios e requisitos do Modelo de Excelência da Gestão, com prescrições de práticas e resultados a serem medidos, validado por uma Banca de Avaliadores, independente e isenta.

Pilar 1: REQUISITOS LEGAIS

O cumprimento dos requisitos legais exigidos no estágio de participação da candidata será obrigatório para que a candidata possa ser premiada.


Pilar 2: CAPACITAÇÃO

EXIGÊNCIA DE CAPACITAÇÃO DOS MULTIPLICADORES DA GESTÃO

Para que a candidata possa ser premiada é obrigatória a capacitação de Multiplicadores da Gestão, baseada no número de funcionários, conforme tabela abaixo:


Importante:

- Todos os treinamentos serão no formato de EAD e com um workshop ao vivo para esclarecimento de dúvidas.

- Os cursos são sequencias (FMG – IRA – FAP), o participante deverá concluir um para iniciar o outro.

- Empresas que realizaram inscrição para um Grupo de Empresas devem ter ao menos uma pessoa

capacitada por empresa do grupo nos três cursos FMG, IRA e FAP.

EXIGÊNCIA DE HORAS HOMEM DE CAPACITAÇÃO:

A comprovação de capacitação da equipe, de acordo com a exigência em cada nível, será obrigatória para que a candidata possa ser premiada.


Observações:

- O ciclo considerado deverá ser o segundo semestre do ano anterior e o primeiro semestre do ano corrente;

- Condição especial para 2020: as candidatas poderão considerar as horas dos cursos do PQC de 2020 para contabilizar as horas necessárias para esse ciclo, mesmo tendo sido em agosto e outubro.

- As horas de capacitação realizadas em treinamentos disponibilizados pelo SESCON-ES terão o peso de 1,5. Ou seja, cada uma hora realizada poderá ser contabilizada como 1,5.

- A comprovação da capacitação da equipe deve ser realizada por meio de certificados das instituições e/ou empresas realizadoras ou fotos e/ou listas de presenças de treinamentos internos. Para o caso de comprovação proveniente de faculdade, só será considerado a proporção de incentivo pago pela candidata em cursos relacionados ao segmento.

- Para inscrição de Grupo de Empresas, o cálculo deste requisito deve considerar o total de horas de todas as empresas do grupo inscritas. A quantidade de horas por funcionário, de cada empresa individualmente não pode ser inferior a 50% do resultado do grupo.

- Serão consideradas aulas realizadas de forma online.

Pilar 3: ATENDIMENTO DOS CRITÉRIOS E REQUISITOS DO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO

A utilização do Sistema de Avaliação da Gestão para a candidata se autodiagnosticar e o nível de atendimento aos critérios e requisitos do MEG, considerando as práticas e resultados prescritos, determinarão o nível de gestão que as organizações serão enquadradas e reconhecidas.


Observações:

● A avaliação da candidata será realizada com base no Questionário de Avaliação utilizado para realizar o Auto Diagnóstico e a Avaliação Externa, considerando o atendimento às questões de forma proativa, contínua, ágil e com aprendizado, levando em conta as práticas prescritas. Considerando os resultados relevantes, com melhoria e referenciais comparativos.

● Ao final da visita de avaliação externa será realizada uma reunião de feedback com participação obrigatória de ao menos um gestor da empresa. Em caso de grupo de empresas, poderá ser solicitada a presença de responsáveis de cada empresa do grupo durante toda a visita, ou ao final para a reunião de feedback.

● As práticas e os resultados relevantes que deverão ser considerados no auto diagnóstico e na avaliação externa, constam no “ANEXO 1 - TABELA DE RESULTADOS RELEVANTES PARA AS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS” e “ANEXO 2 - TABELA DE PRÁTICAS SUGERIDAS AS ORGANIZAÇÕES CANDIDATAS”.

● Só poderá concorrer a Cinco Estrelas a candidata que já participou do ciclo anterior tendo recebido avaliação externa.

● Para as candidatas que permanecerão com Cinco Estrelas, haverá a modalidade de Manutenção das Cinco Estrelas, com auditoria reduzida de forma remota.

4. AVALIAÇÃO DO RECONHECIMENTO

A avaliação e definição do reconhecimento será realizada por uma Banca Avaliadora isenta, estabelecida anualmente podendo ter a seguinte composição:


A Banca irá avaliar o cumprimento de requisitos estabelecidos para cada modalidade de participação, de forma individual por empresa ou por grupo. Utilizará todos os documentos e instrumentos de avaliação apresentados.

Serão reconhecidas e premiadas as empresas que cumprirem plenamente as exigências dos pilares 1 e 2 e alcançarem um nível de gestão do pilar 3 referente ao estágio pretendido. As organizações que não alcançarem o desempenho necessário ao estágio pretendido poderão ser enquadradas em estágios anteriores, conforme determinação da Banca Avaliadora, conforme descrito a seguir:

Situações de reenquadramento:

Situação 1: Organização que está concorrendo a Quinta Estrela e não alcança os 70% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados no Modelo Rumo à Excelência, mas alcança no mínimo 50%, poderá ser reconhecida como Quatro Estrelas.

Situação 2: Organização que está concorrendo a Quinta Estrela e não alcança os 50% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados no Modelo Rumo à Excelência para a Quarta Estrela, mas alcança no mínimo 40%, poderá ser reconhecida como Três Estrelas.

Situação 3: Organização que está concorrendo a Quinta Estrela e não alcança pelo menos 40% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados no Modelo Rumo à Excelência, poderá ser reconhecida como Duas Estrelas.

Situação 4: Organização que está concorrendo a Quarta Estrela e não alcança os 50% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados no Modelo Rumo à Excelência, mas alcança no mínimo 40%, poderá ser reconhecida como Três Estrelas.

Situação 5: Organização que está concorrendo a Quarta Estrela e não alcança pelo menos 40% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados no Modelo Rumo à Excelência, poderá ser reconhecida como Duas Estrelas.

Situação 6: Organização que está concorrendo a Terceira Estrela e não alcança os 50% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados no Modelo Compromisso com a Excelência, poderá ser reconhecida como Duas Estrelas.

Importante: A decisão da Banca Avaliadora é soberana, não cabendo recurso quanto a sua decisão.

5. ETAPAS E PRAZOS