Grade curricular
Ementas das disciplinas que compõem a grade curricular dos Cursos de Mestrado e Doutorado e orientam a proposição de cursos específicos pelos professores, a cada semestre letivo.
ESTA PÁGINA ESTÁ DESATIVADA. A partir de agora, acesso nosso novo endereço:
Ementas das disciplinas que compõem a grade curricular dos Cursos de Mestrado e Doutorado e orientam a proposição de cursos específicos pelos professores, a cada semestre letivo.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: LINGUÍSTICA
Introdução à atividade científica: recorte do objeto, explicitação de pressupostos, formulação de hipóteses e inserção teórica. Fundamentos teórico-práticos da pesquisa. Metodologia de pesquisa e análise de dados: especificidades das linhas de pesquisa da área de Linguística. Estilo e composição dos trabalhos acadêmicos. Elaboração de projeto.
Diversidade de abordagens em Análise do discurso. Interface com outras disciplinas. A organização do discurso em diferentes contextos: estrutura global e local. Atos de fala. Estratégias de interação: polidez e cooperação. Língua, discurso e ideologia. Enunciação. A noção de sujeito. Interdiscursividade. Dialogismo e heterogeneidade discursiva.
Estudos descritivos em níveis fonético-fonológicos, lexicais, morfológicos, sintáticos e semânticos sob diferentes enfoques teóricos. Principais modelos de descrição. Interfaces entre Léxico, a Sintaxe, a Fonologia e o Discurso. Discurso e interação verbal: enfoques teóricometodológicos. O uso da linguagem em contextos sociais e profissionais. Questões metodológicas na investigação de descrição linguística. Aplicações.
Interdisciplinaridade. Aplicações. Diferentes enfoques de estudos da linguagem e ensino de línguas. Questões metodológicas nas investigações sobre ensino-aprendizagem de línguas. Compreensão e produção orais e escritas. Relações entre linguagem e tecnologias da informação e comunicação. Noção de textualidade: critérios linguísticos, pragmáticos e interacionais. Dispositivos de coesão e coerência textuais. Estratégias de processamento do texto falado e escrito. Linguística e tradução.
Tendências da Linguística contemporânea. Interfaces entre Linguística e diferentes ciências afins. Pensamento e linguagem, linguagem e cognição. Teorias sobre a aquisição da linguagem. Perspectivas variacionista e interacionista na Sociolinguística. Aspectos teóricos e aplicações.
Estudo específico de certo núcleo de questões da área, a ser particularizado em cada plano de turma.
Estudo específico do tópico objeto da dissertação ou da tese, mediante discussão das questões surgidas nas sucessivas etapas da pesquisa e do processo de elaboração do trabalho final do curso.
A Linguística como ciência autônoma. O objeto da Linguística e os olhares do linguista sobre o seu objeto. Teorias e modelos linguísticos fundadores. Linguística e áreas interdisciplinares. Discussão das teorias e aplicação dos modelos em diferentes corpora.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: LÍNGUA PORTUGUESA
Visão crítica das teorias gramaticais no Brasil e em Portugal desde o advento do método histórico-comparativo no século XIX. O período entre a fase sociológica da escola francesa e da escola culturalista alemã até o período do estruturalismo europeu e norte-americano, e dos seus desdobramentos hodiernos (gerativismo, funcionalismo e estrutura
Conceito de Filologia e sua relação com a Linguística e a Crítica Textual, com vistas ao estabelecimento do seu objeto de estudo, ciências auxiliares e ao leque de tarefas abarcado pela disciplina no estudo e na investigação dos grandes temas, quer no campo gramatical, quer no campo da lexicologia e da semântica da língua portuguesa. Panorama histórico do Português, quer no campo da história externa, quer no campo da história interna. O início do idioma na dualidade estreita do galego-português. A configuração do português propriamente dito e sua expansão pelo mundo, com particular atenção para as condições histórico-sociais do seu destino e futuro do Brasil. O devenir histórico do latim ao português, com os aspectos hereditários do sistema linguístico do português em relação ao latim e da sua individualidade em confronto com os demais idiomas românicos.
A unidade lexical e a estruturação do léxico. Léxico e vocabulário. Processos mórficos de criação lexical. Arcaísmo, neologia e estrangeirismo. Relações semânticas no léxico: semelhança, oposição, hierarquia, implicação e compatibilidade entre significados. Campo semântico. Extensões e transferências de significado: metáfora, metonímia, polissemia. Estudos estatísticos do léxico e suas aplicações. Lexicologia e lexicografia. Dicionários brasileiros. Tipologia e organização dos dicionários. Léxico e ensino da língua.
A Língua Portuguesa no Brasil: origem, formação e dinâmica de seu sistema linguístico. O adstrato indígena e africano. Fundamentos clássicos. Unidade e diversidade. Brasileirismos. Inovação e conservadorismo. Da dialectologia tradicional às recentes teorias geo e sociolinguísticas. Os atlas linguísticos regionais e as monografias dialetais. A variante brasileira: sua expressão oral e escrita.
Fonética, fonologia, morfologia e sintaxe da língua portuguesa: a tradição descritiva e as contribuições contemporâneas. Mudança histórica e dialetação geográfica e social da língua: o tema da norma e os usos orais e escritos. Análise linguística do texto: modos de organização, tipologia e estilo. Estruturação do significado: palavra, frase, texto e contexto. Constituição formal do vocabulário e seus registros lexicográfico
Ensino da Língua Portuguesa como língua materna e não materna: leitura, aspectos gramaticais e linguísticos; perspectivas estilísticas e semióticas; produção de textos orais e escritos, nos diferentes níveis. O livro didático e demais materiais de apoio. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e outros documentos oficiais.
Estudo específico de certo núcleo de questões da área, a ser particularizado em cada plano de turma.
Gramática: o que é, para que serve. Gramática tradicional, gramática universal, gramática funcional. Gramáticas pedagógicas, gramáticas linguísticas. Gramática e ensino. Terminologia linguística e descrição gramatical. História das ideias gramaticais, com especial ênfase a Portugal e ao Brasil. A questão dos conteúdos e do tratamento dado aos assuntos gramaticais. Língua, mídia e sociedade. Gramática e sociolinguística. Português brasileiro e lusofonia
Diversidade social, variedade funcional e unidade nacional do português contemporâneo. Critérios para a constituição de corpora representativos nas modalidades falada e escrita. A estrutura e o funcionamento do português atual à luz da contribuição de estudiosos de diversificada orientação teórica à descrição da fonologia, da morfologia e da sintaxe do português contemporâneo. A questão ortográfica. Estruturação, dinâmica e pluralidade funcional do léxico do português. Semântica do léxico e semântica da gramática. O texto falado e o escrito: enunciação e compreensão.
Linguagem, língua e códigos complementares. O Português e os falantes nativos e não nativos. A construção do objeto e do conteúdo de ensino. Perspectivas materna e não materna do ensino do Português do Brasil. Vivências da linguagem e gramáticas da língua. A sistematização gramatical e o domínio da língua em suas variedades. O oral, o escrito e a prática social mediada pela linguagem. Variação e sociointeracionismo. As novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC). A multimodalidade e o texto. Gêneros textuais e progressão na expressão/comunicação: reflexões e ensino. Sequências didáticas
A formação histórica da língua portuguesa das origens medievais ao século XVI: documentos em prosa e em verso. A língua portuguesa no Brasil: diversidade e mudança desde a fase colonial até a atualidade. Os estudos dialetológicos no Brasil: os questionários e a elaboração dos atlas linguísticos. A investigação sociolinguística: fundamentos teóricos e metodologia. Normas linguísticas: conhecimento, legitimação e implicações para uma política de ensino da língua.