Produção técnica

IME realiza levantamento radiométrico na PMPV


A pedido da Policlínica Militar da Praia Vermelha (PMPV), a Seção de Engenharia Nuclear (SE/07) do Instituto Militar de Engenharia (IME) realizou, nos dias 25 de Março e 1o de abril de 2022, um levantamento radiométrico, com intuito de verificar as condições de funcionamento dos equipamentos de raios X existentes no Setor de Radiologia e de Odontologia daquela OM.

O trabalho contou com a participação de integrantes civis, militares e alunos da SE/07 e teve como objetivo avaliar a conformidade do Serviço de Radiodiagnóstico Médico e Odontológico, prestado pela PMRJ, na área de influência das instalações dos equipamentos de raios X, para fins de apoio à gestão do gerenciamento de riscos radiológicos à saúde humana dos operadores de raios X (indivíduos ocupacionalmente expostos - IOE) e dos indivíduos do público.

O trabalho possibilitou também a obtenção de parâmetros comparativos das referidas salas de radiodiagnóstico, os quais visam à avaliação da eficácia da proteção adotada por meio das barreiras físicas existentes.

IME presta apoio à Policlínica Militar do Rio de Janeiro na área radiológica


A pedido da Diretora da Policlínica Militar do Rio de Janeiro (PMRJ), a Seção de Engenharia Nuclear (SE/07) do Instituto Militar de Engenharia (IME) e Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Centro Tecnológico do Exército (IDQBRN/CTEx), realizaram, em 17 de agosto de 2021, um levantamento radiométrico conjunto, com intuito de verificar as condições de funcionamento dos equipamentos de raios X, existentes no Setor de Radiologia daquela OM.


O trabalho contou com a participação de integrantes, civis e militares, da SE/07 e do IDQBRN, teve como objetivo avaliar a conformidade do Serviço de Radiodiagnóstico Médico, prestado pela PMRJ, na área de influência das instalações dos equipamentos de raios X, para fins de apoio à gestão da qualidade operacional e ao gerenciamento de riscos radiológicos à saúde humana dos operadores de raios X (indivíduos ocupacionalmente expostos - IOE) e dos indivíduos do público.


O trabalho possibilitou também a obtenção de parâmetros comparativos das referidas salas de radiodiagnóstico, os quais visam à avaliação da eficácia da proteção adotada por meio das barreiras físicas existentes.


IME presta apoio à AMAN na área radiológica


A pedido da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), a Seção de Engenharia Nuclear (SE/7) do Instituto Militar de Engenharia (IME) e Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Centro Tecnológico do Exército (IDQBRN/CTEx), realizaram, em 15 de setembro de 2021, uma avaliação e o desmonte de equipamentos de radiodiagnósticos, existentes no setor de radiologia daquela OM, com intuito de recolher os cabeçotes contendo a ampola responsável pela emissão de raios X.

O trabalho contou com a participação de integrantes, civis e militares, de Professores da SE/7 e do IDQBRN e, permitiu a retirada de 09 (nove) cabeçotes dos equipamentos emissores de raios X, odontológicos e convencionais, para fins de apoio ao processo de descarga desses materiais.

Conforme preconiza as normas regulamentadoras, referentes ao gerenciamento de riscos radiológicos à saúde humana dos operadores de radiações ionizantes (indivíduos ocupacionalmente expostos - IOE) e dos indivíduos do público, o descarte e a desativação de equipamentos emissores de raios X devem ser realizados somente após a retirada do dispositivo responsável por emitir esse tipo de radiação.




IME realizou a Visita de Orientação Técnica (VOT) à Fábrica da IMBEL de Juiz de Fora (FJF) na área radiológica


A Seção de Engenharia Nuclear (SE/7) do Instituto Militar de Engenharia (IME) e Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Centro Tecnológico do Exército (IDQBRN/CTEx), realizaram, em 21 de dezembro de 2021, uma Visita de Orientação Técnica (VOT), com intuito de verificar as condições do serviço de ensaios não destrutivos, utilizando radiação, utilizados na FJF.

O trabalho contou com a participação de integrantes, civis e militares, da SE/7 e do IDQBRN, teve como objetivo avaliar as condições do serviço de gamagrafia industrial, atualmente realizado por uma empresa terceirizada e verificar as condições para o reativamento do serviço de inspeção de Raios X da FJF nas peças fabricadas naquela unidade fabril, contribuindo assim na tomada de decisão do escalão superior sobre a conveniência da retomada da referida atividade.

O ensaio não destrutivo das peças é uma etapa fundamental para o processo produtivo da FJF, além de ser uma atividade mandatória para atendimento as normas vigentes.


INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA

Pç. General Tibúrcio, 80 – 4o. Andar - Sala 505 – Praia Vermelha, Urca - Rio de Janeiro – RJ – CEP:22290-270. Tel. (21) 2546-7072