Powerlifting, Levantamentos Básicos, Levantamento de Pesos Básicos ou Levantamento de Potência é um esporte de força que consiste em três movimentos: o Agachamento (Squat), o Supino (Bench Press) e o Levantamento Terra (Deadlift).
A modalidade surgiu nos Estados Unidos nas décadas de 1950 e 1960, e era praticada por diversos atletas visando o desenvolvimento de sua força física. A primeira federação que regula o esporte, a International Powerlifting Federation (IPF) foi criada em 1972 e o primeiro campeonato mundial oficial foi realizado em novembro do ano seguinte, 1973. A partir da década de 1980 começaram a surgir outras federações.
Não, são quatro modalidades distintas que apesar de algumas semelhanças possuem suas particularidades próprias, o que dá a cada uma a sua identidade.
Enquanto o Powerlifting contempla os movimentos de Agachamento, Supino e Levantamento Terra, o Weightlifting (Halterofilismo, Halterofilia, Levantamento de Pesos ou ainda Levantamento de Peso Olímpico - LPO), é um desporto em que o atleta tenta levantar o maior peso possível, do chão até sobre a cabeça, numa barra em que são fixados pesos, onde se compete em duas modalidades: o Arranco e o Arremesso.
Já o Strongman (Atletismo de Força) é uma modalidade onde os participantes demonstram sua força numa série de testes físicos diferentes, de forma que não exista um padrão único em suas competições. Tais testes podem ser alguns dos movimentos do Powerlifting e/ou Weightlifting, além de diversas outras provas que consistem em levantar, arrastar, transportar, etc. objetos diversos, com os mais diferentes pesos e formatos.
Por fim, o Bodybuilding (Fisioculturismo) é uma modalidade esportiva que consiste no uso de exercícios resistidos com pesos (muitas vezes, dentre estes exercícios, os movimentos típicos do Powerlifting ou Weightlifting são utilizados) para modelar o corpo, desenvolvendo os músculos, buscando principalmente volume, simetria, proporção e definição muscular. Apesar de muitos praticantes serem extremamente fortes, a modalidade, diferente das três anteriormente citadas, não visa o desenvolvimento da força física, mas sim da estética.
Existem diversas federações internacionais independentes que regulamentam o Powerlifting. A mais antiga é a International Powerlifting Federation (IPF, do nome em inglês Federação Internacional de Levantamento de Potência), fundada em novembro de 1972, nos Estados Unidos e, atualmente, com sede em Strassen, Luxemburgo. A IPF e tem mais de 100 federações nacionais afiliadas, dentre elas a Confederação Brasileira de Levantamentos Básicos (CBLB), na qual a Associação Mineira de Levantamentos Básicos (AMLB) é por sua vez filiada.
A IPF faz rotineiramente o teste antidrogas (antidoping) em seus atletas (é membro da Agência Mundial Antidoping) e é a única federação de levantamentos básicos que realiza competições nos cinco continentes, e também é a única federação de levantamento de peso básico que é membro reconhecido pela SportAccord.
A IPF se esforça pelo reconhecimento do Comité Olímpico Internacional (COI); entretanto, o levantamento básico faz parte dos Jogos Mundiais, que é patrocinado pelo COI e é membro reconhecido pela International World Games Association.
As demais federações possuem, cada uma, algumas variações em suas regras em relação à IPF e, muitas delas, não possuem um controle antidoping rigoroso como o da IPF. Acreditamos que o Powerlifting é maior do que qualquer federação, no entanto, reconhecemos apenas a IPF como reguladora maior do esporte, por este motivo, não citaremos aqui qualquer menção às demais federações internacionais (se quiser, pode encontrá-las com uma rápida busca no Google).
Todas estas organizações possuem como objetivo promover, divulgar e regular o esporte (Powerlifting), cada uma, dentro de seus limites de atuação (estadual, nacional ou internacional). Todas organizam campeonatos anualmente, sempre regidos pelas regras estabelecidas pela IPF. Cabe a cada organização, a comunicação direta com a organização imediatamente superior para estabelecer datas de suas competições, organizar as competições de seu âmbito e indicar os classificados para as competições de maior abrangência.
Os atletas são separados de acordo com seu gênero, idade e peso (isto é, cada atleta compete com pessoas de mesmo gênero, com idade e peso próximos). Todos tem direito a três tentativas de execução de cada um dos movimentos (Agachamento, Supino e Levantamento Terra, nesta ordem), sendo que em cada tentativa, o peso não pode ser inferior ao da tentativa anterior do mesmo movimento, independente desta última tentativa ter sido ou não válida, além disso, existe um intervalo entre as tentativas de cada atleta (nenhum atleta realiza a sua 2ª tentativa antes de todos terem realizados a sua 1ª). Ao final, soma-se os resultados da melhor tentativa válida em cada movimento. Vence o atleta que obter maior soma.
Numa competição de Powerlifting, os pesos serão montadas numa barra de 20,0kg, presos por presilhas de 2,5kg cada. As anilhas disponíveis são as de 25,0kg (vermelha), 20,0kg (azul), 15,0kg (amarela), 10,0kg (sem cor pré definida), 5,0kg (sem cor pré definida), 2,5kg (sem cor pré definida) e 1,25kg (sem cor pré definida), desta forma, o peso mínimo para uma tentativa em qualquer movimento é 25,0kg (barra + presilhas), e o acréscimo mínimo é de 2,5kg. Exclusivamente para a quebra de recordes, é permitido um acréscimo de 0,5kg, que é feito com anilhas próprias para esta finalidade.
Para treinar, é importante o acompanhamento de um profissional da área de Educação Física. Existem academias especializadas, mas qualquer academia de musculação tem o que é preciso para treinar Powerlifting (apesar de, em muitas delas, não ser bem aceito, tendo em vista as altas cargas colocadas nas barras e demais equipamentos que, por não serem próprios, muitas vezes são danificados). Existem também diversos programas de treinamento de Powerlifting disponíveis na internet, mas mesmo estes, se seguidos, devem ser acompanhados por um profissional da área de Educação Física, evitando assim lesões e demais complicações.
Se quer começar a treinar, procure em sua cidade por uma academia especializada e, caso não encontre (o que é comum), procure alguma academia de musculação onde você tem total liberdade para executar os movimentos da modalidade com as cargas que desejar, onde não tenha problemas em deixar uma barra cair com muito peso numa tentativa falha do levantamento terra, onde a barra suporte o peso que deseja colocar sem entortar, quebrar e onde existam anilhas que lhe permitam montar o peso desejado na barra.
Muitos de nós que praticamos Powerlifting já enfrentamos a resistência em diversas academias por não nos enquadrarmos no público alvo esperado. Na dúvida, antes de começar a treinar em uma academia, converse com o proprietário, explique as suas intenções, dê uma olhada nos equipamentos, se possível, faça um treino teste e só faça desta academia o seu lugar de treino quando tiver certeza de que ela é o local adequado. Se não encontrar logo na primeira tentativa, procure outra, e continue a procurar outras academias até encontrar aquela que lhe atenda da melhor forma possível (se você tiver que ir em várias academias até encontrar o seu local ideal para treinar Powerlifting, saiba que você não será o primeiro e nem o último a fazer isso).
Clique aqui e confira algumas academias especializadas onde você pode iniciar no esporte, de forma segura e orientada.