Ane Alencar
Diretora de Ciência do IPAM, é formada em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Sensoriamento Remoto e Sistema de Informação Geográfica pela Universidade de Boston e doutorado em Conservação dos Recursos Naturais na Universidade da Florida. Nos últimos 26 anos vem trabalhando junto ao corpo de pesquisadores do instituto em iniciativas relacionadas ao entendimento da dinâmica do fogo, desmatamento e da degradação das florestas da Amazônia e do Cerrado, além do desenvolvimento de tecnologias sociais para uma melhor gestão socioambiental. É coordenadora do Bioma Cerrado e Fogo dentro da iniciativa Mapbiomas e do Setor de Mudança de Uso da Terra do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases do Efeito Estufa (SEEG).
Carlos Rittl
Formado em administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, e mestre e doutor em Ciências Biológicas, com ênfase em Ecologia, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia em Manaus. Foi secretário executivo do Observatório do Clima entre 2013 e 2020. É membro do conselho das organizações uma Gota no Oceano e Amigos da Terra – Amazônia Brasileira. É, também, associado-fundador do Centro Brasil no Clima e do Laboratório do Observatório do Clima. Carlos é pesquisador associado visitante do Instituto de Estudos Avançados em Sustentabilidade de Potsdam, Alemanha, desde março de 2020 e conselheiro sênior em política da Rainforest Foundation da Noruega, desde agosto de 2021.
Dinamam Tuxá
Coordenador da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil - APIB (Apoinme).
Élcio Manchineri
Coordenador de Recursos Naturais da COICA, Articulador Político da COIAB, Secretário Executivo do MATPHA.
Dennis Mairena
Dennis Mairena Arauz da Nicarágua, Região Autônoma da Costa do Caribe Meridional. Engenheiro agrônomo, com domínio em estudos interdisciplinares.
Com mais de 40 anos de experiência profissional com povos indígenas na Nicarágua, Guatemala, Venezuela, Colômbia, Bolívia e Honduras, muitos dos quais afetados por conflitos internos e por situações de desastre. Por mais de 13 anos tem acompanhado as negociações da Conferência das Nações Unidas para Mudanças do Clima (UNFCCC). Tem desenvolvido trabalhos sobre Consentimento, Livre, Prévio e Informado e desenvolve trabalhos com o Fundo para Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e Caribe (FILAC), Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola da ONU (FIDA) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Escreveu vários livros sobre gestão territorial.
Eileen Mairena
Pesquisadora indígena Miskito. Tem ampla experiência em pesquisa participativa e desenvolvimento local com povos indígenas e mulheres, com foco em questões de governança territorial indígena e gestão participativa de recursos naturais na América Latina.
É Vice-presidente da organização de mulheres indígenas Del Río Coco Wangki Tangni. E ponto focal na América Latina e Caribe como parte da Secretaria Técnica do Grupo Principal dos Povos Indígenas para o Desenvolvimento Sustentável.
Atualmente, faz parte da equipe de defesa global sobre finanças climáticas e povos indígenas da Rede de organizações indígenas ELATIA e é Observadora Ativa da rede de organizações da sociedade civil, povos indígenas e comunidades locais de países em desenvolvimento no Fundo Verde para o Clima.
Fernanda Carvalho
PhD, é Gerente Global de Políticas de Clima e Energia do WWF Internacional. Ela é advogada, doutora em Relações Internacionais pela UNB e mestre em Direito Ambiental Internacional pela Universidade de Nottingham, Reino Unido. Ela tem 20 anos de experiência em construção e análise de políticas ambientais, especialmente na implementação de compromissos internacionais e cooperação internacional em clima, biodiversidade e energia. Antes do WWF ela trabalhou para a USAID, The Nature Conservancy e governo brasileiro.
Francisca Arara
Instituto de Mudanças Climáticas do Acre/ Presidente do Comitê Regional da Amazônia Brasileira para Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da Força Tarefa de Governadores para Clima e Florestas (GCF-TF)
Hindou Oumarou Ibrahim
Coordenadora da Associação de Mulheres Peul e Povos Autóctones do Chade e Co-presidente Indígena do Grupo de Trabalho Facilitador da Plataforma de Comunidades Locais e Povos Indígenas (LCIPP).
Johnson Cerda
Diretor DGM Global na Conservation International.
Juan Carlos Jintiach
É de nacionalidade Shuar do Equador, estudou Ecologia e Meio Ambiente na Universidade de São Francisco de Quito e obteve um diploma internacional na Universidade de Nuuk Groenlândia sobre direitos dos povos indígenas e cooperação no sistema das Nações Unidas.
Juan Carlos é membro ativo da Federação Interprovincial de Centros Shuar do Equador- Ficsh, Confederação de Nacionalidades Indígenas da Amazônia- Confeniae, Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador- Conaie, e atual assessor técnico sobre Mudanças Climáticas, Biodiversidade e Políticas Internacionais da cooperação do Coordenador das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica-Coica. E parte da equipe de assessoria técnica da Aliança Global de Comunidades Territoriais Comunitárias- AMPB- APIB-AMAN- COICA.
Além disso, ele é o co-presidente do caucus indígena global no fórum indígena internacional sobre mudança climática dentro da convenção-quadro das Nações Unidas sobre mudança climática. E ele é membro do conselho do EO.
Paulo Artaxo
Professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e membro do IPCC - Painel Internacional da ONU sobre Mudanças Climáticas. É vice presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Marcio Astrini
Secretário-Executivo do Observatório do Clima, rede formada por 68 organizações da sociedade civil brasileira que há 18 anos atua na agenda socioambiental e de clima. Ambientalista, com formação em gestão pública, direito constitucional e políticas públicas.
Sinéia do Vale Wapichana
Coordenadora de Gestão Ambiental e Territorial do Conselho Indígena de Roraima (CIR).
Sonia Guajajara
Coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).
Valéria Paye Pereira
Indígena do povo Tiriyó e Kaxuyana da Terra Indígena Parque do Tumucumaque, nos Estados do Pará e Amapá, no Brasil, graduada em Ciências Sociais pela UnB (2017). Em 2008, assumiu a Coordenação da Representação da COIAB em Brasília (DF), sendo a primeira mulher indígena a ocupar este importante cargo no Movimento Indígena Amazônico, tendo sido responsável pela articulação do movimento indígena amazônico com as outras regiões do país e responsável pelo diálogo com representantes do governo (instituições e ministérios), Congresso Nacional, Ministério Público Federal, STF, embaixadas e organizações da sociedade civil em Brasília. Participou da fundação da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e da organização dos vários Acampamento Terra Livre. Foi membro da Coordenação Executiva da APIB em Brasília/DF (2018), foi assessoria política da COIAB (2019) e em outubro de 2020, indicada pelo Conselho Deliberativo da organização, assumiu a Diretoria Executiva do Podáali – Fundo Indígena da Amazônia Brasileira.