Sou casado, tenho três filhos e, portanto, sou pai educador. Sou um leitor incansável, do tipo filósofo e curioso sobre novas maneiras de pensar.
Sou reconhecido como um produtor cultural nas escolas em que lecionei como professor de Física desde 2005, pois fui responsável pela organização de diversos eventos como: apresentações musicais, shows de Física e Feiras de Ciências.
Na universidade tive muitos professores que transformaram minha forma de pensar a educação, além alguns autores da pedagogia libertária, como Carl Rogers e Paulo Freire. Porém, meu grande despertar para a Cultura Maker aconteceu quando presenciei que o desenvolvimento do meu filho mais velho progrediu muito mais pela prática do aprender fazendo do que pela teoria, então ele certamente foi minha maior inspiração para fundar o Open Maker.
A partir daí comecei a pesquisar muito sobre a formação da autonomia e o livro sobre Design Thinking do autor Tim Brown transformou minha forma de fazer educação, pois percebi que é possível capacitar crianças e jovens para serem designers e cientistas. O autor Chris Anderson trouxe grande incentivo como empreendedor social com o livro “Makers: a Nova Revolução Industrial” mostrando como é possível criar inovação com tecnologias Open Source e trabalhos com licenças abertas.
Diante da insatisfação com a educação oferecida pelas escolas, diversas famílias, incluindo outros makers e eu, abrimos em 2019 o espaço compartilhado Nosso Espaço Maker em São Paulo/SP, que já era utilizado para gravação de músicas independentes da banda Dispensados e vídeos para o Canal Dispensados dos Apriscos no YouTube. Alguns meses depois, esse espaço passou a se chamar Open Maker. Todas essas pessoas foram uma grande inspiração para pensarmos juntos em como revolucionar a educação através da Cultura Maker.
Pedi demissão do cargo de professor e coordenador da área de Física de uma rede de escolas, pois me sentia sufocado pela burocracia inerente à hierarquia institucional e insatisfeito com a falta de propósito e resultados dos meus cargos. Após esta decisão, foi possível dedicar cada vez mais tempo à produção de conteúdos relacionados com Música, Artes, Tecnologia e Ciências para serem publicados com licenças abertas no YouTube através do canal Open Maker.
Em 2020, foi aberto ao público o espaço Open Maker e criado o site Dispensados dos Apriscos para organizar diversos conteúdos em formatos de texto, áudio e vídeo com licenças abertas Creative Commons.
As pesquisas do autor Bryan Ray contribuíram para fornecer dados concretos que demonstram a falta de resultados efetivos na educação nas escolas tradicionais. Mais recentemente descobri os autores Peter Gray e John Holt que falam sobre liberdade na aprendizagem e se tornaram para mim grandes referências para se realizar uma educação emancipatória.
Nas minhas horas vagas eu amo estudar e dar aulas de Física, Música e Tecnologia. Também disponibilizo orientação para projetos educacionais e aulas nesta página de mentoria.
Atualmente tenho me dedicado à produção musical independente, compondo e publicando músicas autorais, bem como formando voluntariamente novos produtores culturais no estúdio comunitário do Open Maker, em que eu atuo como produtor de conteúdo e coordenador de projetos.
Conheça mais músicas que eu compus, toquei algum instrumento ou interpretei nesta playlist.
Se você quiser conhecer um pouco mais sobre a minha história acadêmica e profissional, também compartilho meu currículo.