Métodos de Ordenação

29 de março de 2017

O objetivo do estudo prático é entender a implementação dos seguintes métodos de ordenação: seleção, inserção e quicksort, buscando verificar a eficiência dos métodos em relação a uma variedade de tipos de situações. Contudo mostrou-se por meio de algumas medidas que, o quicksort é mais eficiente dentre os demais.

A ordenação de dados desempenha um papel essencial na grande maioria das pesquisas descritivas ou inferenciais realizadas com o intuito de analisar de maneira eficiente determinados dados. Além disso, a ordenação visa rearranjar um conjuntos de objetos em ordem, facilitando, assim, a recuperação de itens do conjunto ordenado.

Este estudo prático tem o objetivo de comparar três métodos de ordenação. São eles: inserção, seleção e quicksort. As comparações serão realizadas no software R medindo o tempo de execução, o número de comparações e o número de movimentações.

O método de seleção possui o algoritmo mais simples de ordenação que consiste na seleção do menor item do vetor e trocá-lo com a primeira posição. Esse processo continua com os n-1 valores do vetor que ainda faltam. As comparações ocorridas só cessam uma vez que o vetor torna-se ordenado, tal como mostra a imagem ao lado.

O código em R do método de seleção

O método de ordenação mais comum dos jogadores de cartas é a ordenação por inserção. Afinal, esse método consiste em selecionar um item qualquer do vetor e colocá-lo instantaneamente em seu destino, comparado aos item já selecionados .Gerando portanto uma movimentação a esquerda de todos aqueles itens que se encontravam na posição do item primeiramente escolhido. O processo acaba a esquerda quando todos os itens encontram-se ordenados.