A menos que o objetivo seja treinar/testar, acredito que os dashboards precisam de planejamento com mapeamento de objetivos e formulação de cronograma, é nessa fase que são definidas a utilidade do painel e as informações necessárias para sua construção, sempre visando a melhor visualização para tomada de decisões de forma mais assertiva.
Defendo a ideia de que os dashboards possuem maior valor quando adicionamos um pouco mais de história para aquele emaranhado de informações, por isso ao elaborar algum painel sempre procuro produzir um material de apoio que normalmente é entregue junto ao projeto, nele é explicitado os objetivos iniciais, via de regra também é descrito as métricas e indicadores calculados e quando necessário alguma outra informação relevante para o manuseio e/ou interpretação dos dados apresentados. Sempre aponto que este é um dos recursos mais importante para tornar um projeto coeso e com propósito, e permite aproximar os dados das organizações e auxiliar usuários finais de negócio a tomar decisões. Por isso também será compartilhado o que for possível desses materiais junto aos dashboards.
A maioria dos projetos postados com dados sensíveis ou sigilosos foram censurados e/ou codificados para preservar a proteção das informações apresentadas.
No fim, o intuito é apenas apresentar o processo de construção e os diferentes layouts para as diversas necessidades.