Professores, este é um momento de grande responsabilidade e compromisso com a função que exercemos. Sabemos que estão preocupados com a aprendizagem escolar, ouvimos muitos dizerem que o ano letivo está perdido em razão da suspensão das aulas presenciais e o medo de não conseguirmos dar conta de tudo o que temos para fazer no retorno.
Nessa perspectiva, o tempo passa a ser para nós, um grande vilão, pois as enormes listas de tudo o que temos que fazer, nem sempre cabem no tempo que dispomos para isso. Por isso neste momento, é fundamental que redimensionemos a importância das coisas. Não estamos menosprezando os objetos de conhecimento do currículo escolar, mas apenas estamos pedindo que cuidem do “currículo humano”. Esse mesmo pedido fazemos às famílias de nossos estudantes.
Dediquem o tempo de isolamento social para o cuidado de si. Aproveite para ler bons livros, assistir filmes, comer pipoca, ficar com os filhos, com o marido ou esposa, com seus pais (caso more com eles), conversar em família e descobrir como estão se sentindo em meio a esse turbilhão de informações que assustam. Normalmente no pouco tempo que temos, nem sempre conseguimos olhar com atenção para aqueles que estão junto de nós. Aproveite então o momento de reclusão, e invista no “currículo humano”.
Faça por você o que normalmente não consegue fazer: cozinhe sem pressa, arrume a casa, conte histórias para os filhos, experimente uma receita nova, compartilhe jogos, ouça músicas, dance, brinque, orem juntos... São muitas os “aprendizados” que podemos desenvolver nesse período que vivemos. O distanciamento social pode ser uma importante estratégia para promover o autoconhecimento e a aproximação com aqueles que amamos.
Desejamos que tudo isso passe bem rápido e que ao lembrarmos da pandemia possamos associá-la a um tempo precioso de aproximação familiar. Que a reclusão social sirva para nos ensinar, que ficar em casa talvez seja uma oportunidade única de convivência e entrega plena aos que amamos! Viva sua vida na maior plenitude possível, pense positivo, não se deixe contaminar com notícias ruins. Mantenha o otimismo e a fé. Tudo vai passar e logo poderemos abraçar todos aqueles que amamos. Fiquem bem!