Quanto mais próximo estiver o seu fornecedor, é mais provável que ele tenha um tempo de entrega mais rápido que de fornecedores distantes. Isso deve ser levado em conta na hora de fechar uma parceria, uma vez que o seu negócio depende dos produtos para vender. Não adianta nada fazer uma venda se o estoque vai demorar a ser reposto.
Apesar do tempo de reposição ser importante, lembre-se que não é só porque ele é mais próximo que é um bom fornecedor. Lembre-se de levar em consideração a relação dele com você, além dos preços, das previsões de entrega.
Feiras são ótimos lugares para você fazer networking.
Negócios que estão nesses ambientes já possuem pontos positivos, pois mostram responsabilidade e vontade de crescimento, buscando interagir com outras pessoas do mercado.
Além disso, são lugares pagos. Portanto, quem gasta dinheiro para estar nessas feiras são pessoas que se importam com o que fazem. As chances de conhecer bons fornecedores, portanto, são altas.
Busque catálogos em sites especializados no seu segmento. De tempos em tempos, as empresas fornecem catálogos sobre seus produtos. Estar de olho nisso é um passo para encontrar bons fornecedores.
Outra forma é ficar de olho nos sites e redes sociais das feiras especializadas. Os sites normalmente fornecem informações sobre empresas que compareceram. Já as redes sociais, além de fornecerem essas informações, podem seguir – ou serem seguidas – por bons fornecedores.
Entrar em contato com o fabricante é uma ótima estratégia. Afinal, ele sabe, melhor do que ninguém, quais são as empresas que revendem seus produtos.
Há casos em que os fabricantes podem vender diretamente para você, o que é ótimo, pois você acaba pagando um preço bem menor do que com um outro tipo de fornecedor.
Mas é preciso ficar de olho em um ponto: pesquise se o fabricante também vende os produtos no varejo. Caso isso aconteça, caia fora, ele pode não ser um fornecedor confiável e ainda será um concorrente.
É uma das estratégias mais usadas: olhar o nome do fornecedor que está na etiqueta ou embalagem do produto.
Esse é um jeito que pode funcionar para você, mas não leve isso como se fosse a única solução. Nem sempre um fornecedor de um lugar é um bom fornecedor ou é um bom fornecedor para você.