Ricardo Cardoso Rangel:

2001 - Inicio minha trajetória no Centro Paula Souza como aluno da ETEC Albert Einstein, no bairro da Casa Verde, São Paulo, para cursar o Ensino Médio 

2002 – Inicio o curso o Técnico em Eletrônica modular também na ETEC Albert Einstein.

2003 - Finalizo o curso técnico em junho.

2004 - Ingresso na FATEC-SP no primeiro semestre, no curso de Tecnologia em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos, atualmente Tecnologia em Microeletrônica.

2005 – Ingresso, em maio, como estagiário no laboratório de tecnologia do vácuo (LTV) sob coordenação do Prof. Dr. Francisco Tadeu Degasperi. Permaneço no LTV por 1 ano e 3 meses de muito trabalho e aprendizado.

2006 – Participo do CBRAVIC (Congresso Brasileiro de Aplicações do Vácuo na Indústria e na Ciência) em Itatiba (SP), onde tenho contato com diversas empresas do setor, com a ajuda do Prof. Degasperi. Ingresso, em agosto, como estagiário da Edwards Vácuo do Brasil Ltda.

2007 – Início do contrato de trabalho (CLT) como técnico de manutenção jr. na Edwards Vácuo do Brasil Ltda. Função que exerço por 1 ano e 6 meses de significativa evolução profissional. Finalizo o curso de graduação em junho.

2008 – Ingresso na Escola Politécnica da USP como Especialista de Laboratório do depto. de Engenharia de Sistemas Eletrônicos. Função que exerço até o momento.

2011 – Início do mestrado no programa de Pós-graduação da Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP, sob orientação do Prof. Dr. João Antônio Martino. Ingresso, em agosto, como docente no Centro Universitário Sant’Anna, onde permaneço por 1 ano e meio.

2012 – Participo da equipe que fabrica o primeiro transistor FinFET do país.

2014 - Finalizo o mestrado com a dissertação: “Sequência Simples de Fabricação de Transistores SOI nMOSFET ”na Escola Politécnica da USP.

2015 – Premiado com a “Menção Honrosa” no 23° SIICUSP (Simpósio de Iniciação Científica da USP). 

2016 – Ingresso, em abril, como docente por tempo determinado na FATEC-SP.

2017 – Exerço, a partir de agosto, cargo de docente por tempo indeterminado na FATEC-SP, função na qual permaneço até o momento. Início do doutorado no programa de Pós-graduação da Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP, sob orientação do Prof. Dr. João Antonio Martino.

2018 – Premiado como “Professor Paraninfo” da turma de formandos do 2º semestre de 2017 de Eletrônica Industrial da FATEC-SP. Premiado com a “Menção Honrosa” no simpósio de iniciação científica e tecnológica (SICT).

2019 – Premiado com o “Best Paper Award” no congresso da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro), em São Paulo.

2020 - Premiado como “Professor Paraninfo” da turma de formandos do 1º semestre de 2020 de Eletrônica Industrial da FATEC-SP.

2021 - Premiado como “Professor Paraninfo” da turma de formandos do 2º semestre de 2020 de Eletrônica Industrial da FATEC-SP.

2022 - Premiado como “Professor Paraninfo” da turma de formandos do 2º semestre de 2021 de Eletrônica Industrial da FATEC-SP. Finalizo o doutorado com a tese: “Projeto e fabricação de transistores SOI com formação de fonte/dreno induzida por campo elétrico BESOI MOSFET ”na Escola Politécnica da USP.

2023 – Patente de invenção concedida pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) sobre método de fabricação de transistor.