Luis Henrique Costa Ramos:
2017 – Durante o Ensino Médio, eu realizava um cursinho preparatório para o vestibulinho da Etec (Escola Técnica Estadual). Na época, gostaria de me tornar engenheiro civil, pois sempre gostei de disciplinas relacionadas à Ciências Exatas (matemática, física e química). Com isso, veio em mente cursar Edificações. Mas, com algumas influências familiares e de amigos, optei pelo curso de Eletrônica.
2018 – No início desse ano eu havia feito o vestibulinho para cursar Eletrônica na Etec Guaracy Silveira, em Pinheiros, e fui aprovado. Assim, estudava pela manhã no Ensino Médio e à noite na Etec. O curso teve duração de 2 anos e terminou juntamente com o Ensino Médio. O curso de Eletrônica forneceu conhecimentos e experiências relevantes para minha vida intelectual e também pessoal.
2019 – Aos 17 anos, eu havia finalizado o Ensino Médio e alcançado nível Técnico em Eletrônica pela Etec Guaracy Silveira. Nesse ano, também iniciei um curso preparatório para o vestibular, onde realizava aos sábados. No final do ano, prestei o vestibular da FATEC-SP para o curso de Microeletrônica, pois gostaria de dar continuidade à área de eletrônica.
2020 – No início desse ano, ingressei no Curso Superior de Tecnologia em Microeletrônica pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP). Esse ano foi marcado pela COVID-19, onde houve mudanças drásticas e repentinas na vida de todos. Por esse motivo, o curso se tornou EaD (Educação a Distância) por um período. No entanto, alunos e professores conseguiram se adaptar muito bem ao modo on-line.
2021 – Em setembro desse ano, ainda EaD, recebi uma bolsa de iniciação científica através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), onde iniciei um projeto envolvendo o estudo de dissipadores de calor e transferência de calor, que se tornou meu trabalho de graduação (TCC) também.
2022 – Com o avanço da vacinação contra a COVID-19, a FATEC-SP retornou com as atividades presenciais, mas com muita segurança (uso de máscara e álcool em gel). Ao final desse ano, realizei a defesa do meu trabalho de graduação e me formei como Tecnólogo em Microeletrônica pela FATEC-SP. O curso é rico em conteúdo e me aperfeiçoou intelectualmente. Além do conhecimento adquirido, esse curso me proporcionou oportunidades inimagináveis, como amizades, bolsa de iniciação científica, vagas de emprego, etc.
2023 – Após minha formação, mantenho contato com meus orientadores para a elaboração de artigos baseados no TCC, de modo a serem publicados futuramente em revistas. Ao longo do ano, com a indicação dos professores da FATEC-SP, realizei entrevistas de emprego e participei de processos seletivos em duas empresas. E em julho desse ano fui chamado por uma delas, a empresa Dexco – Deca, para atuar na área de revestimentos envolvendo o processo de PVD (Physical Vapor Deposition ou Deposição Física de Vapor, do inglês). Dessa forma, iniciei meu primeiro emprego como Analista de Produção do PVD na Fábrica de Metais em São Paulo.
Contato: lu_henriqueramos@hotmail.com