Gleison Elias da Silva:
1988 – Início da minha trajetória técnica/profissional como aluno do curso de aprendizagem industrial de Reparador de Equipamentos Eletrônicos na escola SENAI “Mariano Ferraz” na Vila Leopoldina em São Paulo/SP, o qual foi finalizado em 1990.
1994 – Contratado para trabalhar como jovem aprendiz na empresa Contrap Controle e Aplicações S/A, uma empresa de projeto e montagem de painéis elétricos e anunciadores de alarme baseados na norma ISA-18.1-1979 (R2004), onde atuou até 1996 no cargo de técnico em eletrônica.
1990 – Realizo o ingresso no curso técnico com habilitação plena em eletrônica do ensino de 2º grau do colégio da Fundação Bradesco unidade Osasco I (matriz), o qual foi finalizado em 1994.
1994 – Contratado para trabalhar como técnico em eletrônica na empresa Lynx Tecnologia Eletrônica Ltda, uma empresa fabricante de sistemas de aquisição de dados e de sistemas de controle, onde atuei nos cargos de gerente de produção até 2014 e de pesquisador de engenharia e tecnologia até 2020.
1995 – Ingresso na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC-SP) no curso superior de Tecnologia em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos (atualmente Tecnologia em Microeletrônica). Em 1998 defendo o Trabalho de Conclusão de Curso denominado “Implantação da norma ISO9001: Projetos e Produção na indústria eletroeletrônica Lynx Tecnologia Eletrônica Ltda”, sob a orientação do Prof. Patrick Bernard Verdonck.
2008 – Ingresso no programa de pós-graduação stricto sensu da Escola Politécnica Universidade de São Paulo (EPUSP), sob a orientação do Prof. Dr. Josemir Coelho Santos, responsável pelo Laboratório de Sensores Ópticos (LSO). Em setembro de 2011 defendo a dissertação de mestrado, cujo tema é “Implementação e caracterização da resposta dinâmica de transdutores de deformação e temperatura a fibras ópticas baseados em redes de Bragg”.
2012 – Passo a atuar como docente de ensino superior na Faculdades Carlos Drummond de Andrade (atualmente UniDrummond) no curso de engenharia eletrônica e encerro minhas atividades no final mesmo ano, por motivo de viagem ao exterior para realização de estágio sanduíche do doutorado.
2012 – Admitido no programa doutorado na Escola Politécnica Universidade de São Paulo (EPUSP), sob a orientação do Prof. Dr. Josemir Coelho Santos, citado anteriormente.
Após o cumprimento das disciplinas obrigatórias do doutorado foi realizado o estágio sanduíche na Universidade do Porto, sob a orientação do Prof. Dr. José Luís Campos de Oliveira Santos, com cotutela do Prof. Dr. Paulo Sérgio Amorim Caldas. O estágio teve apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio de uma bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) e foi realizado de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014. O candidato ficou lotado na Unidade de Optoeléctronica e Sistemas Electrónicos (UOSE) do Instituto Nacional de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC-Porto) localizada no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
A defesa da tese do candidato intitulada de “Desenvolvimento de transdutor em fibra óptica com estrutura híbrida LPG-FBG para medição de propriedades térmicas de materiais” em dezembro de 2017.
2018 – Volto a lecionar em fevereiro de 2018 até fevereiro de 2022 na Faculdade Carlos Drummond de Andrade (UniDrummond) nos cursos das engenharias eletrônica e de produção e nas tecnologias de análise e desenvolvimento de sistemas e de automação industrial.
2022 - Passo a atuar como docente de ensino superior na Universidade São Judas Tadeu nos cursos das engenharias elétrica, de produção, da computação e civil, além ciências da computação e das tecnologias de análise e desenvolvimento de sistemas, sistemas de informação, gestão de TI e segurança da informação. Em junho de 2023 peço desligamento da Instituição de Ensino Superior (IES), para assumir o cargo de docente em outra IES.
2023 – Ingresso em concurso público para professor doutor em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP) no Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo (PMI) da Escola Politécnica Universidade de São Paulo (EPUSP).
Contato: gleisonelias@yahoo.com.br