Gabriela Leal:
2008 – Ingresso na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP) no primeiro semestre, para cursar o curso de Tecnologia em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos, atualmente Tecnologia em Microeletrônica.
2008 – No segundo semestre inicio a primeira iniciação científica na faculdade, com o tema de “Estudo da Matemática – Uma abordagem Tecnológica”, realizada na própria FATEC-SP com bolsa do CNPq. Também nesse semestre inicio a jornada como monitora da disciplina de Estatística.
2010 – Após a finalização da primeira iniciação científica, decido pela realização de outra iniciação científica mais voltada para a área do curso, com o tema de “Fabricação e Aplicação de Matrizes Dielétricas Porosas na Caracterização de Materiais Nanoestruturados”, realizada no Laboratório de Microeletrônica da Universidade de São Paulo (LME-USP) com bolsa CNPq.
2010 – Em dezembro concluo o curso de graduação em MPCE.
2011 – Ingresso do mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica no Laboratório de Plasmas e Processos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (LPP-ITA) em São José dos Campos, com o tema da dissertação “Estudo de Filmes Finos de Carbeto de Silício para Aplicação em Sensores Piezoresistivos”, sendo contemplada com uma bolsa do CAPES para a realização do mestrado.
2012 – Paralelo ao mestrado, ministro aulas particulares nas áreas física e matemática para alunos de cursinho e graduação.
2013 – Defendo o mestrado e ingresso no doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais na UNIFESP em São José dos Campos, com o tema da tese “Fabricação e Caracterização de Sensores Piezoresistivos Baseados em Filmes Finos de DLC”, sendo contemplada com uma bolsa da FAPESP.
2017 – No primeiro semestre, antes da finalização do doutorado, decido pelo cancelamento da bolsa para ingressar no mercado de trabalho como docente e coordenadora do curso de Mecatrônica Industrial em um Centro Universitário na cidade de Amparo-SP (UNIFIA).
2017 – No segundo semestre do ano assumo também a coordenação do curso de Engenharia Civil no UNIFIA, e em dezembro defendo a minha tese de doutorado.
2018 – No segundo semestre de 2018 sou promovida a coordenadora da área de exatas no UNIFIA, estando a frente dos cursos de Mecatrônica Industrial, Engenharia Civil, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Química Industrial, Gestão da Produção Industrial e Gestão da Qualidade.
2019 – Inicio como docente de um programa da Indústria Química Amparo, conhecida como Ypê, para formação técnica dos colaboradores nas áreas de Automação Industrial e Eletrotécnica na cidade de Amparo-SP.
2020 – Sou aprovada no processo seletivo para docente substituta no Instituto Federal de São Paulo de Campinas. Com o início da pandemia saio do programa de formação da Ypê.
2020 – No final do segundo semestre decido deixar a coordenação de cursos, mantendo apenas as aulas no UNIFIA e as aulas do IFSP.
2021 – Ao final segundo semestre, finalizo meu contrato no IFSP.
2022 –No primeiro semestre, inicio a carreira na indústria, atuando no setor de Pesquisa e Desenvolvimento como Analista de Certificações e Fomento em uma indústria de equipamentos eletromédicos em Amparo-SP (HTM Eletrônica), responsável pelo desenvolvimento e fabricação de equipamentos de fisioterapia e estética. Nesse mesmo período, inicio como docente no grupo UNIEDUK, ministrando aulas para as faculdades UNIFAJ e UNIMAX em EaD/híbrido nas cidades de Jaguariúna e Indaiatuba.
2023 – No segundo semestre saio da docência no UNIFIA e da HTM Eletrônica para ingressar como Especialista em Inovação Industrial na EMBRAPII em Brasília, empresa criada como uma Organização Social (OS) pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), com o propósito de estimular a inovação tecnológica no setor industrial do Brasil através do fomento de projetos.