Alexandre Mantovani Nardes:
1992 – Ingresso na Escola Técnica Oswaldo Cruz (ETOC) em Fevereiro, no bairro da Barra Funda, no curso Técnico em Eletrônica concomitante com o ensino médio.
1995 – Inicio estágio Técnico em Eletrônica na empresa SID Informática (Grupo Machline /Sharp) em Julho, no Bairro do Ipiranga, na área de automação comercial e bancária. Nessa empresa, tenho meu primeiro contato com a área de microeletrônica através da SID Microeletrônica, que fabricava os componentes semicondutores para a SID Informática entre outras empresas do grupo (essas empresas fecharam). Também no mesmo ano, finalizo o curso técnico da ETOC em Dezembro.
1996 – Finalizei o estágio na empresa SID Informática em Janeiro. Subsequentemente, iniciei como Técnico em Eletrônica Jr. na empresa Partner Informática Ltda (empresa terceirizada da SID Informática) em Fevereiro, no Bairro do Paraíso em São Paulo.
1997 – Ingresso na FATEC-SP no primeiro semestre (Fevereiro), no curso de Tecnologia em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos (MPCE), atualmente Tecnologia em Microeletrônica. Desligo-me da empresa Partner Informática Ltda no mês Março do mesmo ano.
1998 – Começo iniciação cientifica (Bolsa CNPq) no Laboratório de Física de Plasmas do Instituto de Física da USP (IFUSP) em Junho, na Cidade Universitária. Título do projeto: “Fontes Eletrônicas de Alimentação e Controle usadas em Sistema de Vácuo” (orientadores: Prof. Francisco Tadeu Degasperi-FATEC-SP, com co-tutela do pesquisador Dr. Juan Elizondo- IFUSP).
1999 – Finalizo o curso de graduação da FATEC-SP e iniciação cientifica no Laboratório de Física de Plasmas do IFUSP ambos em Dezembro.
2000 – Ingresso no programa de Mestrado (Bolsa Fapesp) da Escola Politécnica da USP (EPUSP) em Fevereiro, no Laboratório de Microeletrônica (LME), na Cidade Universitária. Título do projeto: “Propriedades Elétricas de Películas Finas de Ligas de Silício Microcristalino Hidrogenadas Depositadas a Baixas Temperaturas” (orientador: Prof. Ely Dirani).
2002 – Finalizo o programa de Mestrado em Engenharia Elétrica, sub-área Microeletrônica da EPUSP em Maio. Ingresso no programa de Doutoramento (Bolsa Fapesp), no mesmo laboratório (o LME) em Agosto (orientador: Prof. Adnei Melges de Andrade).
2004 – Cancelo a bolsa Fapesp para receber auxílio financeiro da União Europeia (Bolsa AlBan) para realizar duplo doutoramento entre USP e Technische Universiteit Eindhoven (TU/e) - no departamento de Física Aplicada - em Agosto, na cidade de Eindhoven na Holanda. Título do projeto: “On the conductivity of PEDOT:PSS.” (orientador na TU/e: Prof. Rene Janssen)
2007 – Finalizo o programa de duplo Doutoramento em Dezembro, com defesa de tese na TU/e, na cidade de Eindhoven na Holanda.
2008 – Inicio como Pesquisador de pós-doutorado em projeto conjunto com a University of Denver (DU), empresa start-up Plextronics e National Renewable Energy Laboratory (NREL) em Fevereiro, na cidade de Denver no estado do Colorado nos Estados Unidos (supervisor: Prof.Sean Shaheen). O projeto envolveu o desenvolvimento de materiais poliméricos para painéis fotovoltaicos flexíveis (logo após, a empresa start-up Plextronics foi adquirida pela empresa
Solvay).
2009 – Finalizo o projeto de pesquisa pós-doutorado da DU/Plextronics/NREL em Setembro e sequencialmente inicio como Pesquisador de pós-doutorado apenas no NREL (supervisor: Dr. Nikos Kopidakis). No inicio do ano de 2012, sou promovido a Cientista pleno no NREL, a qual fiquei responsável pelo laboratório de microscopia de tunelamento por varredura e um dos responsáveis pelo laboratório de células fotovoltaicas poliméricas (reporto ao gerente do departamento de ciências básicas do laboratório: Dr. Jao Van de Lagemaat). Nesse tempo, fui contemplado com auxílio a pesquisa para o desenvolvimento de dispositivos termoelétricos e células solares de perovskita, com colaboradores e estudantes da University of Colorado (CU) em Boulder (grupo do prof. Sean Shaheen).
2015 – Apos 8 anos de pesquisas na área de células fotovoltaicas de filmes finos (e outros dispositivos opto-electronics), desligo-me do NREL em Janeiro para atuar como professor adjunto no departamento de Engenharia e Ciências Aeroespaciais da Metropolitan State University of Denver (MSUDenver; reporto ao coordenador do departamento de Engenharia Elétrica, prof. Duane Swigert). Também na mesma época iniciei atividades de consultoria para empresas start-ups de tecnologia na área de células solares e sensores para área médica.
2018 – Desligo-me das atividades de docência da MSUDenver em Agosto para atuar como Engenheiro em tempo integral na empresa start-up ArcScan, na área médica, para o desenvolvimento comercial de ultrassonografia ocular por varredura via interface liquida, na cidade de Evergreen no estado do Colorado nos Estados Unidos (reporto ao CEO da empresa: Andrew Levien)
2020 – Finalizado os projetos na empresa ArcScan, desligo-me da empresa em Março. Após uma breve passagem pela empresa Medtronic na cidade de Louisville no Colorado - para o desenvolvimento de sistemas de navegação para cirurgia de crânio e coluna vertebral - inicio em Setembro no Food and Drug Administration (FDA), que é a Agência reguladora do governo americano para alimentos, cosméticos, medicamentos, e dispositivos/equipamentos médicos. No FDA, participo de atividades de regulamentação de dispositivos/equipamentos médicos oftalmológicos.
Atualmente, sou Engenheiro Líder e consultor na área de lentes de contatos e equipamentos médicos para o tratamento de olhos secos (reporto ao Diretor Assistente do group de oftalmologia: Dr. Angelo Green).
Contato:alexandre.mantovani.nardes@gmail.com