Alexandre de Jesus Aragão:
1991 a 1995 – Inicio minha vida profissional na eletrônica no SENAI Guarulhos no curso de Reparador de Equipamentos Eletrônicos, ingressando logo após no curso técnico em eletrônica no Colégio Eniac, também em Guarulhos. Em paralelo, fiz estágio e trabalhei como técnico na Olivetti do Brasil onde atualmente é o Shopping Internacional de Guarulhos.
1996 – Com indicação do professor Ulisses, ex-aluno da FATEC, presto vestibular e passo para o curso de Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos (MPCE) na FATEC-SP. Durante este período de intenso aprendizado, consigo estágio no Departamento de Ensino Geral, no laboratório de eletricidade aplicada, onde mais tarde presto concurso e sou aprovado como auxiliar de corpo docente, cargo que ocupei até meados do ano de 2006. Em paralelo, também durante a graduação e estendendo até 2002 fui professor de eletricidade e eletrônica no colégio Progresso de Guarulhos para os cursos técnicos em eletrônica daquela instituição.
1999 – Logo após a conclusão do curso superior na FATEC, minha jornada na indústria que havia começado na Olivetti continuou na empresa de sistemas elétricos MOPA, onde trabalhei na área de desenvolvimento e treinamento externo de clientes.
2001 – Minha paixão pelo ensino e pela microeletrônica me levou à Escola Politécnica, onde iniciei meu mestrado em microeletrônica, cuja dissertação com o título “Estudo e Caracterização do Efeito do Descasamento de Parâmetros em Tapered Buffers CMOS” foi defendida em 2005.
2006 – Logo após a defesa do meu Mestrado, 2006 foi um ano de ouro para minha carreira. Consegui um emprego na empresa RSP Technology, onde consegui desenvolver e aprimorar minha paixão pela eletrônica e pelos sistemas embarcados, lá comecei como programador e terminei em 2013 como coordenador de tecnologia. Ainda em 2006, passei no concurso para ser professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) na época denominado de CEFET-SP, cargo que ocupo até a atualidade.
2017 – Ingresso no doutorado, agora com um novo desafio: projeto de circuitos para detecção de câncer de mama. Minha jornada se estende até 2021, onde defendo minha Tese com o título “Dispositivo portátil de imagiologia por micro-ondas de baixo custo para detecção de câncer de mama”.
2022 – Concluo minha banca como Professor Titular do IFSP. Continuo com minha pesquisa em detecção de câncer de mama, e minha missão de formar técnicos, tecnólogos e engenheiros nesta instituição, como missão de funcionário público que sou atualmente e como perspectiva de vida que sempre tive! A persistência sempre nos dá bons frutos!
Contato: alexandreja@ifsp.edu.br