Projeto do Colégio Arte e Manha

Enquanto a água pode nos faltar, o lixo sobra. É lixo demais, e ele sempre aumenta. Aumenta tanto que nem sabemos onde colocá-lo. Essa dificuldade é maior quando associada aos custos para se criar aterros sanitários. A situação torna-se pior quando constatamos que, na maioria das cidades brasileiras, o lixo é despejado em terrenos baldios ou nos “famosos” e inadequados lixões. Em contraposição a essas práticas ecologicamente incorretas, vem se estimulando o uso de métodos alternativos de tratamento, como a compostagem. Esse método usado em nossa escola de educação infantil nos mostra que podemos fazer a diferença nas nossas vivências. Estimulando as crianças, eles cobram essas atitudes das suas famílias, fazendo assim um círculo de conscientização. Após a hora da fruta os educandos utilizam os restos para adubar a terra e alimentar os animais da fazendinha, trabalhando assim com o amplo tema da Biodiversidade, projeto esse trabalhado no ano letivo com todas as turmas, desde o berçário á pré - escola, constatando assim tal qual a importância dessa responsabilidade que devemos dividir com todos. A compostagem é uma maneira fácil e barata de tratar o lixo orgânico (detritos de cozinha, restos de poda e fragmentos de árvores).

A reciclagem é vista pelos governos e defensores da causa ambiental como solução para o lixo inorgânico (plásticos, vidros, metais e papéis). Com a reciclagem, é possível reduzir o consumo de matérias-primas, o volume de lixo e a poluição. Tecnicamente, é possível recuperar e reutilizar a maior parte dos materiais que, na rotina do dia-a-dia, é jogada fora. Latas de alumínio, vidro e papéis, facilmente coletados, podendo ser manuseados e transformados em muitos objetos e brinquedos nas oficinas de reciclagem dentro da escola para que a atitude vire hábito. Assim, nos restam as alternativas: evitar produzir lixo, reaproveitar o que for possível e reciclar ao máximo. Como fazer isso? Aqui vai uma boa dica: aproveitar melhor o que compramos, escolhendo produtos com menor quantidade de embalagens ou redescobrir antigos costumes, como, por exemplo, a volta das garrafas retornáveis (os velhos cascos) ou das sacolas de feira para carregar compras. Outra boa dica, que dá um pouco mais de trabalho é a mudança de hábitos, colocando em sua casa uma lixeira pequena na cozinha onde usará para o LIXO ORGÂNICO, e usará no seu próprio jardim, garantindo assim, que suas flores ficarão mais lindas como você jamais viu. Coloque etiquetas que ficará bem mais fácil aceitação, outra lixeira para o LIXO COMUM, para colocar o que não podemos reciclar como papel higiênico, fraldas descartáveis, embalagens de salgadinhos etc. e outra para LIXO SECO, onde colocará todo material a ser reciclado, como jornal, papelão, caixinhas de leite, latas de extrato, vidros, garrafas pet etc. Eles podem ser colocados juntos e depositados na sua lixeira da rua com identificação nos sacos RECICLAGEM no dia que passa a COLETA SELETIVA no seu bairro. Se informe com a COMCAP, empresa responsável pela coleta na nossa cidade onde também passa informações sobre o assunto.

IMPORTANTE: todo lixo seco deve estar limpo para que possa ser reaproveitado. Você pode fazer a diferença. Nós do CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ARTE & MANHA acreditamos no potencial de nossa sociedade, não fique parado, participe com a gente.

Profª Sol.

Arraiá do Arte e Manha

10/07/2010

Retornar para:

>>> * Capa