Residência Multiprofissional

Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade

Trata-se de um projeto inovador desenvolvido por meio da parceria entre a Secretaria de Saúde (SESA) da Prefeitura de Taiobeiras e o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) .

As residências multiprofissionais em saúde e em área profissional da saúde, existentes desde 1975, tiveram sua regulamentação em 2005, com a Lei nº 11.129. São orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais, e abrangem as profissões da área da saúde. O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (PRMSFC) - Polo Taiobeiras abrange as áreas de Enfermagem, Farmácia e Odontologia.

O PRMSFC é regulamentado no âmbito municipal pela Lei n° 1.302, de 04 de abril de 2016 e autorizado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES) pela Portaria n° 379, de 24 de dezembro de 2015. Trata-se de Pós-Graduação lato sensu sob a forma de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 horas semanais e duração de 2 anos.

Além de integrar ensino, serviço e comunidade, o PRMSFC contribuí com a revisão do modelo assistencial, na medida em que forma um novo perfil do profissional de saúde, humanizado e preparado para responder às reais necessidades de saúde dos pessoas, família e comunidade. Contribuí para a construção de novos paradigmas de assistência à saúde, ampliando a resolutividade da Estratégia Saúde da Família e dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Primária (Nasf-APS).