Em 1999, pela mão do professor Rafael Tormenta, nasceu este Concurso de Poesia, na Biblioteca da antiga Escola Secundária de Oliveira do Douro, hoje Escola Secundária Gaia Nascente, dando seguimento a uma antiga tradição de Jogos Florais. Deu-se início à dinamização do Concurso entre os alunos das escolas EB 2/3 de Avintes, Gervide, Olival, Vilar de Andorinho e Secundárias/3 de Almeida Garrett e Diogo de Macedo que então integravam o Centro de Formação Gaia Nascente, promotor do intercâmbio.
Desde essa data, o projeto foi crescendo, com a integração dos novos agrupamentos que foram surgindo. O concurso passou então a destinar-se a todas as comunidades educativas das respetivas escolas: alunos de todos os níveis de ensino não superior, docentes, funcionários, encarregados de educação.
Mantendo o mesmo regulamento da primeira hora - da autoria e sempre adaptado pelo professor José Rafael Tormenta -, foi possível alargar o Concurso, em 2011, a todas as escolas e agrupamentos do concelho de Vila Nova de Gaia.
Este projeto, desenvolvido em parceria com a Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia e poetas residentes - Anthero Monteiro (1946-2022), Fernando Morais (1935-2020), Virgínia Monteiro (1931-2022), Eduardo Roseira e Odete Boaventura -, tem contado com a colaboração dos professores bibliotecários e professores de Português dos Agrupamentos/ Escolas não agrupadas concorrentes, na motivação e sensibilização, de toda a Comunidade Educativa do Concelho de VNG, para a leitura, a escrita e a Criação Poética. Igualmente se reconhece a relevância do incentivo à participação de todas as escolas, dado pela coordenadora interconcelhia das BE de VNG, drª Mª João Castro.
O Júri dois tem sido constituído pela poetisa Odete Boaventura e dr. Alberto Moreira (anterior diretor da Biblioteca Municipal de VNG).
A todos o nosso agradecimento.
Realce-se a preciosa colaboração, ao longo dos anos, da Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia, na pessoa dos drs. Alberto Moreira, Cristina Margaride e Abel Barros, na participação em júris, na oferta dos prémios finais pela mão da drª Paula Barbosa, em cerimónias por vezes realizadas nas suas instalações, com o envolvimento de poetas, e de professores e alunos pertencentes a Grupos de Teatro e de Arte de Bem Dizer das escolas participantes, os quais dinamizam sessões de Leitura/Poesia/Teatro.
Destaca-se os contributos inexcedíveis dos poetas Anthero Monteiro (1946-2022), Fernando Morais (1935-2020), Virgínia Monteiro (1931-2022), Eduardo Roseira e Odete Boaventura, todos membros da extinta Associação dos Escritores de Gaia, bem como do seu Presidente, Miguel Miranda.
2020-2022 - em virtude da situação mundial de pandemia, este Concurso foi sujeito a alterações no que diz respeito a procedimentos e a datas iniciais.
Graças ao e-trabalho colaborativo entre docentes e professores bibliotecários, foi possível dar continuidade ao concurso.
Nesse período, a poetisa do 2º Júri, Odete Boaventura, garantiu a impressão dos poemas da 2ª fase, o que permitiu a sua apreciação, por si e também pelo dr. Alberto Moreira. Agradecimentos a ambos.
Parabéns a todos pelos 25 anos (2024) e pela sua continuidade.
a equipa organizadora
professora bibliotecária (pb) Mª Helena Ferreira, pb Mª Carlos Lobo (2021-24),
professora Amélia Poças, pb Isabel Seca (aposentada),
professor Rafael Tormenta
(na fase inicial deste projeto, professores Eugénia Teixeira e José Augusto Pinho)
- Equipa organizadora da cerimónia dos 25 anos / 2024 -
professoras bibliotecárias Ana Andrade, Mª Carlos Lobo, Rosário Meireles