Concurso de Poesia Interescolas de Gaia

- 25 ANOS -

Breve Memória 

Em 1999, pela mão do professor Rafael Tormenta, nasceu este Concurso de Poesia, na Biblioteca da antiga Escola Secundária de Oliveira do Douro, hoje Escola Secundária Gaia Nascente, dando seguimento a uma antiga tradição de Jogos Florais. Deu-se início à dinamização do Concurso entre os alunos das escolas EB 2/3 de Avintes, Gervide, Olival, Vilar de Andorinho e Secundárias/3 de Almeida Garrett e Diogo de Macedo que então integravam o Centro de Formação Gaia Nascente, promotor do intercâmbio.

Desde essa data, o projeto foi crescendo, com a integração dos novos agrupamentos que foram surgindo. O concurso passou então a destinar-se a todas as comunidades educativas das respetivas escolas: alunos de todos os níveis de ensino não superior, docentes, funcionários, encarregados de educação.

Mantendo o mesmo regulamento da primeira hora - da autoria e sempre adaptado pelo professor José Rafael Tormenta -, foi possível alargar o Concurso, em 2011, a todas as escolas e agrupamentos do concelho de Vila Nova de Gaia.

Este projeto, desenvolvido em parceria com a Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia e poetas residentes - Anthero Monteiro (1946-2022), Fernando Morais (1935-2020), Virgínia Monteiro (1931-2022), Eduardo Roseira e Odete Boaventura -, tem contado com a colaboração dos professores bibliotecários e professores de Português dos Agrupamentos/ Escolas não agrupadas concorrentes, na motivação e sensibilização, de toda a Comunidade Educativa do Concelho de VNG, para a leitura, a escrita e a Criação Poética. Igualmente se reconhece a relevância do incentivo à participação de todas as escolas, dado pela coordenadora interconcelhia das BE de VNG, drª Mª João Castro.

O Júri dois tem sido constituído pela poetisa Odete Boaventura e dr. Alberto Moreira (anterior diretor da Biblioteca Municipal de VNG).

A todos o nosso agradecimento.

Realce-se a preciosa colaboração, ao longo dos anos, da Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia, na pessoa dos drs. Alberto Moreira, Cristina Margueride e Abel Barros, na participação em júris,  na oferta dos prémios finais pela mão da drª Paula Barbosa, em cerimónias por vezes realizadas nas suas instalações, com o envolvimento de poetas, e de professores e alunos pertencentes a Grupos de Teatro e de Arte de Bem Dizer das escolas participantes, os quais dinamizam sessões de Leitura/Poesia/Teatro.

Destaca-se os contributos inexcedíveis dos poetas Anthero Monteiro (1946-2022), Fernando Morais (1935-2020), Virgínia Monteiro (1931-2022), Eduardo Roseira e Odete Boaventura, todos membros da extinta Associação dos Escritores de Gaia, bem como do seu Presidente, Miguel Miranda.

2020-2022 - em virtude da situação mundial de pandemia, este Concurso foi sujeito a alterações no que diz respeito a procedimentos e a datas iniciais.

Graças ao e-trabalho colaborativo entre docentes e professores bibliotecários, foi possível dar continuidade ao concurso.

Nesse período, a poetisa do 2º Júri, Odete Boaventura, garantiu a impressão dos poemas da 2ª fase, o que permitiu a sua apreciação, por si e também pelo dr. Alberto Moreira. Agradecimentos a ambos.

PARABÉNS A TODOS PELOS 25 ANOS
QUE AGORA SE CUMPREM!

a equipa organizadora
professora bibliotecária Mª Carlos Lobo, professora Amélia Poças
professora Isabel Seca, professor Rafael Tormenta
(na fase inicial deste projeto, professora Eugénia Teixeira)

-  Equipa organizadora da cerimónia dos 25 anos -
professoras bibliotecárias Ana Andrade, Mª Carlos Lobo, Rosário Meireles

 
Pintura: Oferenda , de Fábio Luna | 160 x 65cm | 2008, Brasil, http://fabiolunarte.blogspot.pt/p/exposicao-brincar-de-que-vamos-brincar.html, [22/11/2017]