Projetos e atividades

Concurso Nacional de Leitura

O Agrupamento de Escolas de Pinhel vai participar na 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura dirigida aos alunos do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e aos alunos do Ensino Secundário.

Foram selecionados os livros a ler no nosso agrupamento e começámos a receber as inscrições dos alunos que vão participar neste concurso que pretende pôr os alunos de todos os ciclos a ler e a mostrar os seus conhecimentos de leitura.

O livro selecionado para o 1ºciclo (3º e 4º ano) de escolaridade foi “O Capuchinho Cinzento” da autora Matilde Rosa Araújo.

Para o 2º ciclo o livro escolhido é “Laura e o coração das coisas”, de Lorenzo Silva com tradução de Inês Pedrosa.

O livro escolhido para ser lido pelos alunos do 3.º ciclo é “Contos Vagabundos” de Mário de Carvalho.

O livro escolhido para o ensino secundário é “O Velho que Lia Romances de Amor”, de Luís Sepúlveda.


Parlamento dos Jovens 2019-2020

Os professores da biblioteca escolar lançaram o projeto do Parlamento dos Jovens 2019-2020 cujo tema é “Violência Doméstica e no Namoro”, um tópico que está a suscitar muito interesse por parte dos alunos.

No terceiro ciclo já foram apresentadas três listas concorrentes com um total de 30 alunos. No ensino secundário já há duas listas com 20 alunos.

Fórum sobre liberdade de expressão

No âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos e do Dia da Filosofia, a professora Céu Ferreira organizou, com a biblioteca escolar, um fórum de discussão sobre “Liberdade de Expressão” e Direitos Humanos.

Foi um debate animado, com a participação de vários alunos do ensino secundário, professores e do Sr. Diretor do Agrupamento, em torno da questão da liberdade de expressão e dos seus limites.

Projeto Inês e Nós

Neste mês das Bibliotecas Escolares iniciou-se o projeto “Inês e Nós – Jogo do Amor Infinito”. Este projeto, desenvolvido com a Universidade do Porto e a Universidade brasileira de Campinas, tem como suporte a história do príncipe D. Pedro e Inês de Castro “que depois de morta se tornou rainha”.

O projeto envolve as disciplinas de Filosofia e Psicologia da professora Maria do Céu Ferreira e a disciplina de Português (Carlos Moreira). As atividades, desenvolvidas com as turmas do 10º ano de Ciências e do 12.º ano de Psicologia, decorrem na biblioteca da escola secundária ao longo de várias semanas. Com efeito, a biblioteca escolar é um lugar ideal para desenvolver este tipo de iniciativas uma vez que se pretende que seja um lugar por excelência da vivência de uma cidadania ativa e participada.

A história de Pedro e Inês de Castro é uma das histórias mais presentes na literatura portuguesa e na literatura universal.

Provas de teatro e de artes em 2018 - 2019

31ª edição das Escolíadas Glicínias Plaza

Em outubro foram lançadas, na biblioteca escolar, as inscrições para o projeto cultural “Escolíadas Glicínias Plaza – 31ª edição” que tem como objetivos promover a educação para as artes e proporcionar experiências artísticas aos alunos.

Neste concurso os alunos do Ensino Secundário e do 3º ciclo prestam provas de teatro, música e dança, artes e cultura geral.

Podem participar os alunos do 3º ciclo e do ensino secundário. As inscrições já estão abertas e os alunos podem inscrever-se junto da professora Ana Lourenço ou na biblioteca do 3.º ciclo e secundário. Fazem parte desta equipa organizadora os professores Carlos Franco, António Marques, Ana Paula Duarte, Francisco Gonçalves e Joaquim Pina. À semelhança do ano passado contamos, ainda, com a colaboração da professora Sara.

Erasmus+

O Agrupamento de Escolas de Pinhel é um dos cinco agrupamentos do distrito da Guarda que integra o programa Erasmus+, da União Europeia. Este programa pretende incentivar a mobilidade de docente e alunos do ensino básico e ensino secundário.

Concurso “Fronteiras de Esperança”

Centro de Estudos Ibéricos (CEI) e a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) lançaram o Concurso “Fronteiras da Esperança: Minha Terra, Meu Futuro”, iniciativa que visa estimular a reflexão dos jovens estudantes sobre os recursos e as dinâmicas territoriais, levando-os a refletir sobre as perspetivas que se abrem para o futuro coletivo da região.