E fomos mesmo...o PNC_AEA levou alunos ao cinema quer em articulação com projetos de cidadania, quer com conteúdos disciplinares, mas também em comemoração de efemérides como Direitos Humanos e o 25 de abril. No dia 12 de novembro as turmas do 12ºLH 1 e 2 foram ao cinema Ideal ver o documentário, "I am Greta". No final, tivemos todos o privilégio de assistir ao debate com três ativistas ambientais.
Mais visitas se avizinham! Um muito obrigada a todos, alunos que nos acompanham sempre com entusiasmo e professores que nos solicitam e que nos acompanham nestas aventuras!
I am Greta de Nathan Grossman, no cinema Ideal em novembro.
Selma - A marcha da Liberdade de Ava DuVernay, no Auditório da Junta de Freguesia de Alvalade, em dezembro.
Os Maias - cenas da vida romântica de João Botelho, em março.
Salgueiro Maia, o implicado de Sérgio Graciano, no Cinema City de Alvalade, em abril.
No próximo sábado, dia 5 de novembro, assinala-se o Dia Mundial do Cinema. Desde a tenra infância que a arte de projetar histórias, contar sentimentos e viver aventuras, nos acompanha.
O Plano Nacional de Cinema do Agrupamento gostaria de promover uma atividade que assinale a data e que pode ser desenvolvida autonomamente por cada um de nós.
A proposta é que na sexta-feira (dia 4) ou segunda-feira (dia 7) enchamos as salas com a magia do cinema, a partir dos filmes disponíveis na Plataforma do PNC.
Assim, sugerimos:
Dia Mundial do Cinema no AEA (5 de novembro)
projeção de Curtas-Metragens
Trilogia da infância:
A Noite (1999), 7 min;
História trágica com final feliz (2005), 7 min.;
Kali, o pequeno vampiro (2012)
de Regina Pessoa, uma das mais premiadas artistas de cinema de animação português
Como fazer?
Aceder à plataforma Plano nacional de Cinema - Escolas (filmespnc.gov.pt)
Solicitar um login para elsa.costa@aealvalade.edu.pt ou rodrigo.aealvalade.edu.pt (caso ainda não o possua)
Escolher o(s) filme(s) e dia que pretende (a sugestão é meramente indicativa)
Se quiser trabalhar os filmes da autora, o PNC disponibiliza um Dossiê Pedagógico sobre a obra.
07 | Trilogia da Infância | Plano Nacional de Cinema (pnc.gov.pt)
Gratos pela atenção, desejamos que contagiem e se deixem contagiar pela magia do cinema 🎬
Com Quase Nada
Margarida Cardoso, Carlos Barroco Portugal e Cabo-Verde, 2000 Longa-metragem, Documentário, 60.00'
O documentário retrata um tempo que, embora ainda presente em Cabo Verde, já faz parte da memória afetiva: o tempo dos brinquedos tradicionais, numa visão poética de uma infância cada vez mais distante.
Um Iaque na Sala de Aula
Pawo Choyning Dorji Butão, 2022 Longa-metragem, Ficção, 110.00'
Nesta história, o professor Ugyen Dorji, de 20 e poucos anos, sonha em ir viver para a Austrália e ser um cantor famoso. Contra a sua vontade, o governo do Butão envia-o para uma aldeia remota situada no extremo leste dos Himalaias.
Central do Brasil
Walter Salles Brasil, 1998 Longa-metragem, Drama, 115.00'
Dora escreve a correspondência aos analfabetos que aparecem na estação central do Rio de Janeiro. Um dia, encontra-se com Josué, um rapaz que nunca conheceu o seu pai e acaba de perder a mãe num acidente e os dois partem Brasil fora.
As professoras de Francês, Aida Lemos, Filomena Lopes e Belizanda Lousada partilharam connosco a sua participação com as turmas do 9.º ano, na 23.ª Festa do Cinema Francês, no âmbito da disciplina de Francês e que o PNC teve orgulho em divulgar:
"Com o objetivo de proporcionar aos alunos a possibilidade de conhecer e apreciar cinema em língua francesa, bem como de desenvolver competências essenciais da disciplina de Francês, as turmas desta LEII do 9.º ano de escolaridade participaram na 23.ª Festa do Cinema Francês 2022, que aconteceu em novembro passado.
Os alunos das turmas da ESPAV e da EBAGC foram ao cinema assistir, respetivamente, ao filme de Pierre-François Martin-Laval, "Fahim" (2018), cuja história se desenvolve à volta do rapaz com esse nome, um ás no xadrez oriundo do Bangladesh, que abandona o país com o seu pai rumo a Paris, onde tenta obter asilo político tornando-se campeão de França, e ao filme de Amandine Fredon e Benjamin Massoubre, "Le Petit Nicolas - Qu’est-ce qu’on attend pour être heureux?" (2022), no qual, partindo de uma grande folha em branco, se assiste a Jean-Jacques Sempé e René Goscinny a dar vida ao pequeno Nicolau, mas também à vida destes criadores, às suas jornadas e à amizade que mantiveram até ao fim da vida. "
Professora Aida Lemos