A formalização oficial da SCIGESTPT - Associação Portuguesa para a Gestão de Ciência aconteceu no dia 25 de setembro de 2025. Esta associação seguirá os passos da Plataforma de Interface à Ciência (PIC), dedicando-se à promoção, capacitação e representação dos profissionais que atuam na gestão e dinamização do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação em Portugal.
A Associação Portuguesa para a Gestão de Ciência tem como missão promover, representar e capacitar todos os profissionais que exercem funções relacionadas com a agilização, facilitação, planeamento, desenvolvimento, gestão, administração, comunicação, tradução, e valorização do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação em Portugal. A Associação irá promover o desenvolvimento de competências, a partilha de boas práticas e a valorização estratégica do papel dos vários Profissionais de Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Com base na experiência anterior da Plataforma de Interface à Ciência (PIC), a SCIGESTPT assume-se como um espaço de colaboração, representação e inovação para todos os que trabalham na área da gestão e administração da investigação.
A Associação Portuguesa para a Gestão de Ciência é uma entidade sem fins lucrativos, de direito privado, com atuação de âmbito nacional. Reúne profissionais que atuam na interface entre ciência, tecnologia, inovação e sociedade — desde gestores de projetos e técnicos administrativos, até coordenadores de unidades de investigação e especialistas em políticas científicas.
A Associação resulta de uma evolução contínua da ex-Plataforma de Interface à Ciência (PIC), que desde 2016 servia de plataforma nacional para a gestão de ciência, reunindo profissionais em torno de formações, debates e iniciativas colaborativas. Agora, como associação formal, ambicionamos dar uma maior voz e estrutura a esta comunidade.
Através da promoção, capacitação e representação dos profissionais de gestão e administração, procuramos contribuir para um ecossistema de ciência, tecnologia e inovação mais eficiente, sustentável e alinhado com os desafios nacionais e internacionais.
Junte-te a nós como associado e vem transformar o ecossistema científico nacional.