CAIC CMTO Equipe A

Histórico da Unidade Escolar

O projeto CAIC originou-se dos antigos Brizolões construídos no Rio de Janeiro pelo então governador Leonel Brizola e foi reformulado pelo ex presidente Fernando Collor, tornando-se assim um dos grandes feitos do seu governo. Oscar Niemayer foi o seu arquiteto, juntamente com o professor Darci Ribeiro, um dos maiores educadores do Brasil, o Projeto foi trazido para o Tocantins pelo deputado federal Osvaldo Reis. O terreno foi doado pelo senhor, Zico Magal e recebeu o nome de seu filho Jorge Humberto Camargo.

Aos vinte (20) dias do mês de dezembro de 2019 o governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (SEDUC) e da Polícia Militar realizaram uma consulta à comunidade escolar do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Jorge Humberto Camargo em Araguaína, acerca da adesão à modalidade militar. Os servidores, pais, responsáveis, alunos e demais membros da comunidade presentes na reunião realizada na sede da unidade de ensino,aprovaram a implantação da 14ª unidade do Colégio Militar do Estado do Tocantins, cujas atividades se iniciaram em três (03) de fevereiro de 2020.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Foi desenvolvido uma Trilha de Aprendizagem Virtual em formato de site, destinado ao ensino de matemática de alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental, foi utilizado a ferramenta Google Sites e a construção contou com a colaboração de todos os bolsistas que desenvolveram conteúdos e montaram toda a estrutura do site.

JOGOS KAHOOT!

Os jogos Kahoot! foram uma das alternativas para desenvolvimento de atividades interativas durante a pandemia. A plataforma permite a criação de jogos de quiz e competições. Com muita criatividade os bolsistas conseguiram testar os conhecimentos de matemática dos alunos, bem como detectar quais conteúdos precisam ser mais trabalhados. Tudo isso de forma divertida e online.


GINCANA DE MATEMÁTICA INTERATIVA

Os bolsistas estão organizando uma Gincana de Matemática Interativa que ainda não tem data para ser realizada. Durante alguns encontros foram discutidas as metodologias para a construção de uma gincana de forma remota.



A revisão das operações e das relações de grandezas através de vídeos curtos foi uma alternativa pensada para alcançar um maior quantitativo de alunos. O vídeo tem como alvo principal os alunos do 6° e 7° ano.