SUPERVISORA:

Profa. Terezinha Fernandes da Silva Assis (CEEP PIO XII, 2020-atual)

MEMBROS/BOLSISTAS:

Ananda de Farias Batista

Bruna Laís da Conceição Correia

Elisandra Pereira

Frank Conceição

Isabela Ruth Marthins

Ludymila Sena

Rebeca Paixão Barreto dos Santos

Taislane Jesus Santos

Tiago dos Santos Silva

ESCOLA-CAMPO:

Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII:

A escola fica localizada na 108, Av. Pio XII, 64 - Muritiba, Jaguaquara - BA, 45345-000.

CONHECENDO A ESCOLA - Fundamentada em 1961 e tendo como primeiro nome Escola Pio XII, na época haviam quatro Professores e dois dirigente, os primeiros dirigentes da escola chamavam-se Frei Lucas de Queimadas, o qual era o diretor e seu vice-diretor- Frei Joaquim. Existe uma história que a escola foi fundada pelos padres capuchinhos. Os padres chegaram em Jaguaquara no ano de 1943 e um dos seus objetivos era que logo as circunstâncias permitissem que fosse fundado um colégio católico em Jaguaquara. A escola sempre foi só para ensino médio, na época da sua fundação haviam apenas duas salas de aula. houve ao decorrer do tempo uma inovação nesse período que foi justamente a estreia do curso médio.

A escola tinha dois cursos importantes: Magistério e Contabilidade, mas foram retiradas pois o curso técnico de contabilidade perdeu o objetivo quando em Jequié foi criado nível superior e o magistério a partir da LDB aprovada que passa a exigir licenciatura como básico para o exercício de magistério, o curso básico que depois passou a ser chamado ensino médio. O colégio passou por algumas outras grandes reformas, Alterando fisicamente na primeira reforma física sua ampliação na quantidade de salas de aula e laboratório de informática, logo a escola atua tendo três turnos e segundo algumas informações já chegou a ter mais de 2500 alunos com todas as salas ocupadas em todos os seus turnos. O CEEP Pio XII oferta Ensino Médio e também Educação Profissional exercendo através de seus cursos técnicos , portanto, um papel importante para Jaguaquara e região, uma vez que qualifica e prepara os estudantes para ingressar no mundo do trabalho. O mercado de trabalho cresce e vem sentindo a falta de trabalhadores qualificados, nesse sentido o ensino técnico é o caminho mais curto para o mercado de trabalho, bem como com perspectivas de ingresso ao ensino superior.


-Atualmente, qual tem sido a maior dificuldade encontrada pelo PIO XII no contexto pandêmico? A maior dificuldade é a questão da desigualdade social e consequente falta de acesso aos meios tecnológicos por parte dos nossos estudantes, o que impossibilita para a maioria o contato e interação com as atividades solidárias proporcionadas pela escola durante a pandemia.


-Quais as principais estratégias utilizadas pela escola-campo Pio XII nesse momento da pandemia? O CEEP Pio XII , desde o início da pandemia procurou acolher e cuidar dos nossos estudantes, bem como da comunidade com a divulgação nas redes sociais da instituição sobre cuidados com a higiene das mãos, utilização de álcool em gel , uso de máscaras e distanciamento social, bem como promoveu a distribuição de máscaras na comunidade, a realização de live com diversos temas incluindo o enfrentamento à pandemia, manteve um cronograma de atividades solidárias disponibilizadas para os estudantes através de diversas plataformas virtuais buscando dessa forma, manter o vínculo afetivo com os nossos alunos. Tivemos também o desenvolvimento e culminância de um importante projeto " Um saque para a felicidade, idealizado pela professora de Educação Física, Alexandra Macêdo e com a contribuição de muitas pessoas. Projeto este que surgiu durante a pandemia, devido à necessidade dos estudantes de treinar em casa por conta da suspensão das aulas. Com os valores arrecadados, foram compradas 42 bolas de vôlei para que os alunos/ atletas pudessem realizar os treinos em casa e posteriormente, quando retornarem às aulas presenciais, esse material seria utilizado para os treinos presenciais. Cada um que recebeu a bola, se comprometeu a cuidar e utilizar o material, e ao se desligar do grupo ou mudar de cidade, fazer a devolução da bola, para que outras pessoas possam ser beneficiadas.



Vídeo produzido pela supervisora Terezinha Fernandes, mostrando um pouco do colégio.