Introdução

Super salto!

Nem sempre o Super-homem foi capaz de voar da forma como o conhecemos hoje nos cinemas, desenhos e quadrinhos. Quando ele surgiu pela primeira vez nas revistas, no ano de 1938, ele apenas era capaz de saltar muito alto; na altura de um prédio de 200m de altura, aproximadamente, o que é mais alto que o maior prédio da cidade de São Paulo, que possui 51 andares e 170m de altura.

Nessa época já se sabia (claro!) que a gravidade na Lua é 1/6 menor que na Terra, ou seja, se uma pessoa com uma massa de 100kg pesa 980 N (newtons) na Terra, ela pesa 163,3 N na Lua. Isso significa que a massa dessa pessoa (100kg) é a mesma tanto na Terra quanto na Lua ou em Krypton, o que muda é a força gravitacional do planeta ou Lua em que se está.

Recorde mundial de salto vertical

Atualmente, o recorde mundial de salto vertical pertence a Christopher Spell, que entrou para o Guinness Book em fevereiro de 2021 com o impressionante salto de 1,70 metros de altura! Por acaso, esse valor equivale a 1% da altura do maior edifício da cidade de São Paulo.

Vale ressaltar que esse salto foi feito "parado", ou seja, ele não correu para pegar impulso; saltou direto da posição que estava. Isso torna mais difícil de se ganhar altura em um salto. Você pode conferir o recorde no link:

https://www.guinnessworldrecords.com.br/world-records/highest-standing-jump

Ou o vídeo no youtube:

Como seria dar um salto em um planeta ou lua desses?

Que gravidade é essa?

Cada corpo celeste possui uma aceleração gravitacional diferente, independente de ser um planeta (rochoso ou gasoso), um satélite (lua) ou uma estrela, por exemplo. Na tabela ao lado temos como planetas rochosos (também chamados de telúricos): Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. E gasoso: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.


Para o alto e avante!

Como pudemos observar, foi possível relacionar o super salto do Super-homem com a gravidade através das leis da física.

Mas, como vemos nos filmes, o Super-homem adquiriu a habilidade de voar. E a pergunta é: essa habilidade poderia ter sido desenvolvida por conta da gravidade?

E os pássaros e aviões? O que possibilita que eles voem?

O que torna possível um avião levantar voo e se sustentar no ar, para explicar de forma simplificada, são as leis da aerodinâmica, que são decorrentes do estudo da Mecânica dos Fluídos. Algumas forças como empuxo, força de arrasto, força peso e força de sustentação (lifit) estão presentes nesses estudos que possibilitam o voo de materiais mais pesados que o ar (é assim que se conhece a tecnologia de voo que não é feita com balões e zeppelin, por exemplo, que utilizam gás hélio, que é mais leve que o ar, para poder voar).

Para que essas forças entrem em equilíbrio é necessário que ocorra uma interação do objeto voador (avião) com essas forças. Uma das formas de ocorrer essa interação é pelo formato do avião, ou seja, sua aerodinâmica.