>>> "Numpy" e "Matplotlib"':
O que são o Numpy e o Matplotlib?
São pacotes (ou "bibliotecas") que oferecem recursos adicionais para escrevermos nossos códigos em Python. Para importar pacotes ao código fonte que estivermos escrevendo, utilizamos o comando "import".
O pacote Numpy possui ferramentas muito interessantes para manipular matrizes, funções matemáticas trigonométricas e dados numéricos em Python. O pacote Matplotlib possui diversas ferramentas para elaborar gráficos e fazer análises robustas em Python.
>>> Dando os seus primeiros passos com o Numpy e o Matplotlib:
Instalação para Windows:
1. Encontre o local no qual o Python é iniciado no seu computador. Uma alternativa boa para verificar o local do arquivo "python.exe", que serve para executar o Python na sua máquina, é clicar com o botão direito sobre o ícone de atalho da IDLE e clicar em "Propriedades". *(Imagens abaixo)*
2. Adicione esse endereço às variáveis de ambiente do seu computador. Siga o passo-a-passo nesse link: https://dicasdepython.com.br/resolvido-python-nao-e-reconhecido-como-um-comando-interno/
3. Abra o terminal, procurando por "cmd" no explorador de arquivos ou clicando Windows+R, digitando cmd e clicando Enter
4. Execute o comando "python -m pip install numpy" e aguarde o final da instalação
5. Execute o comando "python -m pip install matplotlib" e aguarde o final da instalação
Instalação para Mac:
Há dois tutoriais que utilizam o administrador de pacotes "Homebrew" e a IDE Xcode, próprios desse sistema operacional:
Instalação para Linux:
>>> E o Anaconda?
Também é possível utilizar o Python a partir da distribuição Anaconda. Essa é uma alternativa robusta para programar em Python usando Windows, Mac ou Linux, e que torna mais simples a manipulação de pacotes.
Um tutorial sugerido para realizar a instalação do Anaconda é: https://www.youtube.com/watch?v=YJC6ldI3hWk (utiliza Mac, mas vale para todo sistema operacional, com pequenas modificações)
*Imagens que descrevem como determinar o local onde o Python é iniciado no seu computador:
>>> E agora que instalei, como dar os meus primeiros passos e aprender a utilizar esses recursos?
No site https://matplotlib.org/ (site oficial da organização oficial que desenvolve essa biblioteca) há tutoriais incríveis que descrevem como utilizar a ferramenta e arquivos referentes à sua documentação.
Sugerimos iniciar pelos tutoriais do Pyplot em: https://matplotlib.org/tutorials/introductory/pyplot.html#sphx-glr-tutorials-introductory-pyplot-py. Façam alguns projetos pessoais para desenvolverem as suas habilidades, e, em caso de dúvidas, nos enviem e-mails, pesquisem no forum "Stack Overflow" <https://stackoverflow.com/> por dúvidas semelhantes ou submetam suas dúvidas lá. Estaremos à disposição para atendê-los e futuramente desenvolver ainda mais recursos para dar apoio aos seus estudos em Python.
Preparamos um exercício sugerido para darem início aos seus estudos com a Matplotlib com resolução disponível para download e verificação, baseado num exemplo que vimos em sala:
Enunciado: Crie um arquivo de texto (.txt) de nome Quantidades.txt que possui em seu conteúdo um cabeçalho (texto na primeira linha) onde está escrito "Quantidade" e, nas demais linhas, números aleatórios.
Faça um programa que leia os dados desse arquivo de texto, adicione os valores numéricos lidos a um array da biblioteca numpy com números do tipo float e plote um gráfico do tipo scatter (de dados discretos) com legenda "Quantidades" no eixo y, e no eixo x "Índices", sendo que no eixo x devem ser mostrados os índices (posições) dos valores na lista.
Ex.: o 1º ponto marcado será um ponto que está em x = 0 e y = quantidades[0].
Solução: Arquivo Estudando_Graficos.py e arquivo Quantidades.txt na pasta ao lado.