Criado em 1979 (sob o nome de Programa Especial de Treinamento) pela CAPES, o Programa de Educação Tutorial - PET é composto por discentes de diferentes semestres de graduação das Instituições de Ensino Superior - IES e um/a docente tutor/a, que visam realizar dentro das Universidades brasileiras a educação tutorial em junção ao modelo de indissociabilidade da tríade universitária: ensino, pesquisa e extensão.

Tendo como objetivo principal a formação ampla e a qualidade acadêmica dos/as discentes da universidade, além da responsabilidade de contribuir para a qualificação destes como membros da sociedade, o PET é um programa para "aprender fazendo e refletindo sobre".

O PET é regulamentado pela Lei 11.180/2005 e pelas Portarias nº 3.385/2005 e nº 1.632/2006 do Ministério da Educação. Atualmente, o Programa conta com 842 grupos espalhados em mais de cem IES.

A Comissão Executiva Nacional do PET é formada por discentes e docentes tutores/as de diferentes grupos PET do Brasil. Juntos/as, eles/as representam a comunidade petiana e realizam a interlocução com órgãos superiores como o MEC.

O Mobiliza PET é um movimento nacional que tem por objetivo lutar pela manutenção e valorização do Programa de Educação Tutorial, além de buscar ampliar sua visibilidade tanto no âmbito acadêmico quanto nacional. Ele abrange a formação nacional, regional e local, na tentativa de ser representativo e fazer a integração e fortalecimento dos grupos PET.