In all things of nature there is something of the marvelous.
Aristotle
Água é fonte de vida! Todos os organismos vivos dependem dela. Os rios e ribeiros são a casa de imensos organismos, muitos deles só visíveis ao microscópio. Mas todos eles indispensáveis para o equilíbrio destes ecossistemas dos quais todos nós dependemos.
As folhas que caem nos pequenos ribeiros de floresta são fonte de alimento para muitos seres vivos, como microrganismos e invertebrados. Há toda uma cadeia alimentar que delas depende.
Muitos dos insectos que vemos a voar na Primavera e Verão junto aos rios vivem na água enquanto jovens. As folhas que aí caem servem de alimento para estes animais, que depois serão alimento de outros animais como os peixes. A ligação Terra-Água é estreita, assim como a nossa dependência da Natureza!
Há fungos que vivem na água? Sim! E desempenham um papel chave. Eles crescem e alimentam-se das folhas, reciclando esta matéria orgânica e tornando-a disponível para outros organismos. São diversos e à sua escala comportam-se como nós humanos: competem, colaboram, vivem, reproduzem-se, morrem...
Fungo aquático sob stress
Nós, humanos, colocamos uma enorme pressão nos ecossistemas. Muitos dos organismos aquáticos - como este fungo - sofrem com estes stresses, sendo afectados na sua capacidade de crescimento.