Multimídias e ferramentas colaborativas na educação
O capítulo 2 apresenta diversas plataformas onlines e a aplicação de multimídias na educação, destacando o lado positivo do uso das ferramentas colaborativas que auxiliam e podem gerar maior facilidade na comunicação e relação aluno-professor.
O texto aborda uma das questões mais levantadas na atualidade: a incorporação dos recursos multimídias no processo de ensino-aprendizagem. O termo "multimídia" implica o uso de diversos elementos, como: texto, vídeo, áudio, infográficos e mapas conceituais, Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV).
Cada uma dessas mídias, sendo em colaboração ou individuais, proporcionam um ensino mais dinâmico e uma metodologia mais ativa, buscando trazer o aluno para a sala de aula e garantir a interação, adaptando-se para as diversas formas de aprendizagem.
Consequentemente, o texto apresenta em seguida como utilizar essas ferramentas de forma eficaz, presando pela integração cuidadosa das mídias de forma objetiva e pedagógica. Algumas práticas recomendadas são: Escolher mídias adequadas ao conteúdo, incorporar ferramentas que sejam interativas, fornecimento de suporte técnico e capacitação.
Ferramentas colaborativas, como: Softwares e plataformas que promovem a colaboração promovem atividades e aulas dinâmicas que incentivam um aprendizado interativo e altruista, onde professores e alunos trabalhem juntos, independente da localização. Alguns desses benefícios são a comunicação a distância, o trabalho coletivo em planilhas, documentos, interação através de chamadas e vídeos e etc.
Algumas ferramentas colaborativas sugeridas no texto: Google Workspace (Google Docs, Sheets, Drive), Padlet, Trello, Slack.
Os benefícios apresentados da colaboração online incluem flexibilidade do horário e local, como aulas ead e permitindo que os alunos possam manter a comunicação mesmo não presencialmente, além do desenvolvimento de habilidades interpessoais e o aumento do engajamento e motivação dos alunos.
E, para se comprovar o impacto positivo de tais ferramentas multimídias e colaborativas, é apresentado dois exemplos práticos:
- O projeto "Escolas Conectadas" - Fundação Telefônica Vivo: Em que se pode encontrar o uso das multimídias para a formação integral dos docentes, onde se é possível ter o uso de cursos onlines, matérias didáticos multimídias e contribuição de comentários em fóruns de discussão.
- Khan Academy: Educação personalizada e colaborativa: Uma plataforma digital educacional gratuita e acessível globalmente, possuindo vários recursos e ferramentas acessíveis para os estudantes e professores, influencia a relação com os estudos e proporciona maior facilidade e acesso a grupos de estudo e feedback em tempo real.
Como podemos observar, diversas ferramentas e plataformas digitais podem tornar-se aliados no processo ensino-aprendizagem quando falamos no âmbito educacional atual. Uma educação mais interativa e inclusiva, buscando alcançar de forma integral os alunos e professores é o objetivo que as informações do texto proporcionam sobre o uso das multimídias do cotidiano, a fim de facilitar o processo de educação.
Através do uso correto de tais recursos digitais, docentes e discentes podem integrar-se em uma aula mais dinâmica e objetiva, tornando o processo de ensinamento mais enriquecedor. O texto destaca corretamente o uso potencial das multimídias na educação, refletindo tendências pedagógicas que visam trazer uma dinâmica mais atrativa e interativa.