A Educação brasileira tem vivenciado uma transformação curricular impulsionada pelo avanço das tecnologias digitais e pela sua incorporação obrigatória da Computação no âmbito da Educação Básica. A homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2018 e suas normas complementares de Computação em 2022 estabeleceram diretrizes para a inserção da Computação como área de conhecimento na Educação Básica, organizada em três eixos estruturantes: Pensamento Computacional (PC), Mundo Digital e Cultura Digital.
A implementação dessas diretrizes, no entanto, encontra desafios acerca da formação com professores (inicial e continuada) para atuarem com tecnologias educacionais. Soma-se a isso o fato de que, mesmo para docentes já atuantes, a organização curricular proposta pela BNCC Computação ainda apresenta fragilidades, como a falta de clareza quanto à distribuição das habilidades por ano, ausência de relação explícita entre habilidades e objetos de conhecimento. Esse cenário evidencia a necessidade de ações formativas que integrem saberes pedagógicos, tecnológicos e de conteúdo de forma integrada e contextualizada.
Compreendemos que o compartilhamento e a troca de experiências entre docentes se constituam em meios de colaboração para a prática com tecnologias digitais situadas em metodologias de ensino e na intencionalidade pedagógica, para que realmente tenhamos práticas de Informática na Educação. Neste contexto e com foco no eixo de Pensamento Computacional é que este Workshop é concebido, assumindo que o Pensamento Computacional, na perspectiva da Educação, pode contribuir para que os estudantes sejam provocados a mobilizar processos mentais necessários ao aprendizado de conteúdos de outros componentes curriculares, de modo que possam e consigam aplicar os conhecimentos adquiridos em processos de resolução de problemas diversos, e que dentre as possibilidades dessas ações didático-pedagógicas, encontram-se as estratégias plugadas que promovem o desenvolvimento do PC a partir das tecnologias digitais e as desplugadas, que não envolvem tecnologias digitais.
Esse cenário demanda espaços que promovam o diálogo, a troca e produção de atividades e práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento do PC, sendo esse o objetivo deste Workshop. A intenção aqui é abrir a possibilidade para que docentes pesquisadores compartilhem estratégias e tecnologias digitais por eles desenvolvidas para trabalhar o PC na Educação Básica, bem como a produção de novas práticas, em colaboração com os pares, sendo esse o principal diferencial desse Workshop, uma vez que extrapola o formato tradicional de apenas apresentações de relatos de experiência e discussões.