Para quem se quer iniciar na gravação do som das aves
Depois de ter feito um curso sobre cantos de aves na Commission Ornithologique de Watermael-Boitsfort e à medida que o xeno-canto se foi tornando mais conhecido, também me interessei mais sobre gravações.
Eu tenho um gravador Olympus LS11 que me serve perfeitamente. Comprei-o em setembro de 2014 por 240 € na amazon.fr
Primeiro que tudo tens que pensar qual é a utilização principal que pretendes: gravar sons da natureza no exterior, ou repassar/playback para provocar a reação de certas aves. O LS11 serve para os dois efeitos, mas se é apenas o playback que te interessa, então julgo que deves pensar num smartphone com uma daquelas aplicações do tipo guia de aves com sons mp3. Têm um ecrã bonito a cores com teclado para busca de ficheiros de som na biblioteca, etc.
Há quem use um smartphone e por isso entrei em contacto com um observador na Bélgica:
https://sites.google.com/site/franckhidvegi/audio/audio-1/enregistrements-d-oiseaux
A metodologia que ele descreve inclui não só a gravação, mas também o processamento e publicação:
Mas depois verifiquei que um holandês, cujas gravações costumo consultar no xeno-canto http://www.xeno-canto.org/contributor/OXKHFMOYKQ , usava o Olympus LS11 e decidi experimentar.
O Olympus LS11 é bastante prático para aves e fácil de utilizar. É leve (penduro-o numa presilha da alça da mochila), tem muita autonomia (as pilhas duram dias e dias), grava som com boa qualidade só com os microfones internos (pode-se ligar microfone externo, mas para já não vejo necessidade de comprar um) e em formato não comprimido WAV, lê ficheiros MP3 que se podem copiar do computador, tem capacidade de armazenagem mais que suficiente (milhares de ficheiros) tanto para gravar como para transportar na biblioteca, etc.
Atenção que o LS11 é diferente do LS10, LS12, LS14 etc. Creio que alguns são piores e outros são mais para gravar música, ou voz humana.
O principal inconveniente do Olympus é que tem um ecrã antigo, o que dificulta a procura de ficheiros numa biblioteca extensa. Por exemplo, se tens 1000 ou 2000 ficheiros de espécies de um determinado continente, mesmo que estejam divididos por famílias, tens que percorrer a lista um por um até chegares ao que tu queres, ou seja, não há teclado para escrever as primeiras letras da espécie que pretendes e filtrar rapidamente os resultados. Claro que isto só é uma limitação para o playback, não para a gravação.
Tenho gravado em Linear Pulse Code Modulation (PCM) formato WAV – que é não comprimido, como o RAW das fotos – e depois de feito o tratamento do som passo para MP3 – que comprime 11 vezes, tipo JPEG nas fotos. Pode gravar em automático (o volume de gravação fica muito baixo) ou em manual (fica melhor, mas é preciso regular com cuidado para evitar explodir o som). Ligo o low cut (ON) para eliminar os sons de baixa frequência do tipo carros e vento. Microfone zoom em alta sensibilidade. Tem uma entrada ‘line in’ para gravar som a partir de outro aparelho (p.ex. gravador ou telemóvel)
Para repassar os sons (playback), o melhor é ligar à entrada ‘ear’ uma coluna de som portátil (tipo bola de golfe ou de ténis) para aumentar o volume.
Tratamento de som (processamento para amplificar, eliminar o ruído de fundo, selecionar passagens): precisas do Audacity (ou equivalente) e do LAME, ambos gratuitos na internet – vê o capítulo 2 na metodologia do Franck Hidvegi que indiquei antes. No princípio parecia tudo complicado, mas depois de experimentar até nem é difícil nem demorado.
Boa sorte!
Mais sobre gravação e bioacústica
Earbirding recording, identifying, and interpreting bird sounds, Nathan Pieplow
Describing bird sounds in words and additional content Nathan Pieplow
Birding by ear, visually, Part 1 Birding Acoustics Arch McCallum
Birding by Ear, Visually Part 2: Syntax and WebExtra Arch McCallum
Olldbird Bill Evans
Documenting rarities, Part 1 Ted Floyd
Documenting rarities, Part 2 Ted Floyd
Birdsong: Topics Close to my Heart Donald Kroodsma
How to record birdsong, Part 1 Ted Floyd
How to record birdsong, Part 2 Ted Floyd
How to record birdsong, Part 3 Ted Floyd
Avisoft bioacoustics recording gear
Enregistrer des chants d’oiseaux avec un smartphone Franck Hidvegi
eBird, entering Nocturnal Flight Call counts