Nossa escola foi fundada em 1906, e era chamada de Grupo Escolar do Cambuci.
Na verdade seu nome mudou algumas vezes até que tivesse o nome que tem hoje.
Em 1928 ganhou o nem de Escola Noturna do Cambuci, em 1929 foi chamada de Primeiro Grupo Escolar do Cambuci, em 1939 passou a ser o Grupo Escolar Oscar Thompson e hoje nossa escola faz parte do Programa de Ensino Integral, somo a PEI Oscar Thompson.
A escola começou a funcionar em edifício próprio, na Rua Lavapés, no Cambuci, mas em 1963, mudou-se para a Avenida Lins de Vasconcelos nº600, no bairro do Cambuci, onde esta localizada até hoje.
Oscar Thompson Filho
Deputado estadual eleito em 1930, natural da cidade de São Paulo, nascido em 16 de outubro de 1910, filho do pedagogo Oscar Thompson de Henriqueta Bastos Thompson.
Diplomado engenheiro agrônomo em 1933, chegou a cursas humanidades no Colégio São Luís, na capital paulista e frequentou a Escola de Agricultura Luís de Queirós, em Piracicaba, interior de São Paulo, onde se formou.
Iniciou a carreira política em São Paulo, em 1963 na gestão do governador Ademar de Barros, sendo convidado a ocupar a Secretaria de Agricultura do Estado.
Durante esse período visitou países da Europa e do Oriente Médio por conta de seu estudo para observar métodos de cultivo do solo.
Na Ditadura Militar foi indicado como titular da pasta da Agricultura. Tal escolha foi justificada pelo seu perfil como agrônomo apolítico. Sua posse ocorreu em 22 de abril em 1964.
Permaneceu à frente da pasta da Agricultura por dois meses já que não possuía a mesma “unidade de pensamento e de ação” do governo militar.
Em 1975 foi assessor técnico da Volkswagen do Brasil S.A. no projeto Rio Cristalino de exploração agrícola, no sul do Pará, além de ter participado do projeto m março de 1975 participou em Belém de uma reunião de integrantes desse projeto da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).
No dia 13 de março de 1975, enquanto regressava à Uberlândia (MG), o avião particular que o transportava caiu no rio Acará, perto de Belém, provocando a sua morte.
FONTES: Encic. Mirador; Estado de S. Paulo (23/4/64); GUERRA FILHO, R. Ministério; Jornal da Tarde (14/3/75); Jornal do Brasil (14 e 15/3/75); VIANA FILHO, L. Governo.